Cult

Exposições unem tecnologia e cultura em Curitiba

- Por Marcos Slaviero Exposições unem tecnologia e cultura em Curitiba

Aproveitar essa época do ano para programas culturais é uma boa pra quem está em Curitiba. Pra quem admira as facilidades da tecnologia, há duas exposições em cartaz na cidade que contam com o aplicativo Neelo, onde é possível ter acesso a várias informações e fotos adicionais sobre os itens expostos apenas pela proximidade do visitante às antenas de tecnologia Bluetoooth Low Energy instaladas no local.

A Exposição Cinemis, no Museu da Imagem e do Som (MIS), conta com um acervo do jornalista e colecionador Aramis Millarch e do Cine Morgenau. A mostra é voltada para o universo do cinema e retoma a história da indústria cinematográfica. A exposição inclui cartazes de cinema, fotos e sinopses de filmes clássicos do passado e recentes do acervo de Aramis Millarch. Ela também conta com filmadoras antigas, livros, periódicos, cópias de filmes em DVD, cartazes de cinema e outros documentos históricos da coleção do Cine Morgenau. A exposição tem entrada franca, é aberta ao público e permanece em cartaz até dia 01 de fevereiro.

Outra mostra em que o Neelo marca presença é a Exposição Bancos Indígenas do Brasil, no Museu da Arte Indígena (MAI). A mostra contém 38 peças da coleção BEI e um documentário sobre o processo de produção dos bancos, com depoimentos de artistas e um ciclo de debates sobre a arte indígena. Os bancos foram produzidos por povos das regiões do alto e baixo Xingu, sul da Amazônia, Centro-Oeste, norte do Pará, Guianas e noroeste Amazônico. A exposição que já passou por São Paulo e Tóquio, é gratuita e estará aberta até o dia 11 de fevereiro.

Para visitar as duas exposições utilizando o Neelo, basta baixar o aplicativo na Apple Store ou Google Play e fazer um login. Assim que o usuário se aproximar das antenas, as informações aparecerão automaticamente no seu smartphone ou tablet. O app foi desenvolvido pela empresa Fator BLE e está presente em Curitiba e Foz do Iguaçu.

Serviço:

Museu da Imagem e do Som - Exposição Cinemis

Entrada gratuita

Rua Barão do Rio Branco, 395 - Centro

 

Museu da Arte Indígena - Exposição Bancos Indígenas do Brasil

Entrada Gratuita

Av. Água Verde, 1413 - Água Verde