Perder a gordura localizada na barriga é o desejo de boa parte das mulheres. Exercícios, dietas ou receitas caseiras, vale de tudo para emagrecer e conquistar a tão sonhada forma! Mas por que isso parece ser tão difícil?
O professor da Companhia Athletica Curitiba, Marcelo Kaminski explica que a região da barriga é sim uma das mais difíceis de eliminar gordura. Isso está relacionado às alterações hormonais (hormônio do crescimento, hormônios sexuais, melatonina, hormônios da tireoide), à idade e à própria genética. Segundo ele, as células do corpo possuem receptores de hormônios que estimulam a queima de gordura corporal, denominados catecolaminas cuja função está em estimular a quebra das células de gordura (lipólise). “Existem dois tipos de receptores: o beta, que favorece a perda de gordura e o alfa, que retardam a queima de gordura e aumentam com o passar da idade. Em cada área do corpo essa quantidade de receptores pode variar, favorecendo o acúmulo de gordura em determinadas regiões”, explica.
Na opinião do professor, ainda assim, é possível eliminar a gordura da barriga aos poucos criando dois hábitos: o de praticar atividades físicas e se alimentar de forma saudável.
Os exercícios mais indicados para “perder barriga” são aqueles com intensidade mais elevada. “Os treinos que utilizam o chamado HIT, como nas corridas, pedalando, nadando, remando são os mais indicados. Outra atividade muito aconselhada e altamente eficiente para perder gordura é a musculação. O músculo é um tecido que necessita de muita energia pra se manter ativo, então quanto mais tecido muscular, maior será o gasto energético em repouso”, explica Kaminski. Tudo isso realizado de três a cinco vezes na semana.
Quando se fala em alimentação, a dica do professor é focar em alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcares e alto teor de fibras e evitar frituras. “Esse tipo de alimento favorece fortemente a queima de gordura abdominal. Dietas hipocalóricas balanceadas e prescritas por um nutricionista também trazem resultados surpreendentes”.
Entre os alimentos que mais ajudam o processo de queima são aqueles ricos em fibras (cereais, leguminosas e grãos), que ajudam a regular o sistema digestivo já que tem Índice Glicêmico (IG) mais baixo, fazendo com que a absorção desses alimentos pelo organismo seja mais lenta e dessa forma, a liberação de insulina também seja mais lenta, além dos alimentos considerados termogênicos (canela, gengibre, pimenta, café) que aceleram o metabolismo.
Serviço:
Academia Companhia Athletica
ParkShoppingBarigüi
Piso G6
(41) 3241-5000
Facebook: https://www.facebook.com/ciaathleticacuritiba/
Instagram: https://www.instagram.com/ciaathleticacuritiba/