Tips

Curso de gestantes: vale a pena fazer?

- Por Marcos Slaviero Curso de gestantes: vale a pena fazer?

Curso de gestante, fazer ou não fazer? Fui convidada pela Excom, assessoria do Hospital Santa Cruz em Curitiba, para fazer. Primeira impressão perguntando para as amigas já mães. Faço ou não? As que fizeram falavam: “faça, é legal, principalmente para os pais”. Quem não fez falava: “fuja”. Resolvi fazer, principalmente por se tratar do hospital que optei para o nascimento da Helena.

O curso aconteceu em um sábado, das 8h30 até 18h, em um anfiteatro no hospital. Poucos dias antes, recebi por whatsapp, do pessoal do Santa Cruz, algumas informações e o cronograma.

Cerca de 20 casais participaram, incluindo eu e o Leo. Como pais iniciantes e beeeem perdidos, aproveitamos muita coisa do curso. Eu, particularmente, achei interessante a abordagem sobre os tipos de parto, tema que surgiu em várias palestras e bates-papos, de uma forma zero julgamento e sempre com muita informação dada por quem realmente pode dar: profissionais da área.

Gostei muito das palestras sobre sinais e sintomas de trabalho de parto, com o Dr. Diego Esteves; cuidados com o recém-nascido, com a Dra. Rita Fadel; anestesia, com Dr. Francisco Carvalho e a parte prática, de banho, troca de fralda, curativo umbilical e amamentação. Acredito que essa última parte tenha sido ainda mais legal para os papais, que puderam dar o banho, trocar fralda e vestir os bebês (bonecos reborn). Achei o Leo bem interessado e recomendo assim, pra fazer pai e mãe, juntos, principalmente os de primeira viagem.

Outra vantagem foi saber como funciona a estrutura de maternidade do Santa Cruz, pra quem optou ou está pensando no hospital como opção. Alguns profissionais inclusive passam o whatsapp durante o curso para eventuais dúvidas e informações. Bem legal.

O curso chama Gestar Bem e acontece uma vez por mês. É voltado ao público em geral, e não apenas para quem necessariamente terá seu bebê no hospital. O custo é de R$ 300 com acompanhante. A próxima edição acontece no dia 16 de março.

Para se inscrever é só acessar esse link.

post by Maria Amin (aka Sandra)