Cult

Paul McCartney em Curitiba: 5 lugares para conhecer a história do ex-Beatle

- Por Marcos Slaviero Paul McCartney em Curitiba: 5 lugares para conhecer a história do ex-Beatle

Paul McCartney se apresenta no Estádio Couto Pereira em Curitiba no dia 30 de março. É a segunda vez que o ex-Beatle se apresenta na cidade, a primeira foi em 1993, na Pedreira Paulo Leminski. Para celebrar esse evento tão aguardado pelo público, que já esgotou três setores do show, Dennis Warren, inglês nato e Gerente Acadêmico da Cultura Inglesa Curitiba, selecionou os melhores e mais importantes locais para explorar a memória do cantor e da banda no Reino Unido: 

Casa da infância do Sir Paul McCartney

Em 1947, Paul se mudou para uma casa de três quartos em Liverpool, com seus pais Jim e Mary e o irmão Mike. O cantor, que até então tinha apenas quatro anos, viveu ali por aproximadamente seis anos e se refere a ela como “a primeira casa que me lembro”. A residência pertence hoje ao Patrimônio Histórico Nacional e pode ser visitada, o mesmo pode ser feito com a casa de John Lennon. Endereço: 20 Forthlin Rd, Liverpool L18 9TN, Reino Unido.

Cavern Club

Localizado em um porão de tijolos com ambiente intimista, e mobília dos anos 60, seu espaço já foi palco para aproximadamente 300 apresentações dos Beatles. O local que foi reconstruído em 1984, utilizando os tijolos do bar original, possuí até mesmo alguns horários de visitação com entrada gratuita. Endereço: 10 Mathew St, Liverpool L2 6RE, Reino Unido.

 

Penny Lane

A avenida é Inspiração para uma das canções mais conhecidas da banda e escrita por McCartney. Hoje é palco para mensagens de diversos fãs do extinto grupo. A prefeitura de Liverpool precisa frequentemente recolocar a placa de identificação da rua devido ao fato de que muitos fãs a tiram e a levam para casa como recordação.

Abbey Road

É claro que a rua que ficou conhecida mundialmente após ser usada na capa do disco que leva o mesmo nome não poderia ficar de fora. O local é tão visitado que possuí seu próprio site, o  Abbey Road Crossing,  onde é possível acompanhar imagens em tempo real da faixa de trânsito mais famosa do mundo.

 

Abbey Road Studios

O estúdio onde os Beatles gravaram a maioria de seus álbuns. Além disso, artistas como Radiohead, Oasis, Pink Floyd, Tony Bennett & Amy Winehouse e Lady Gaga também já passaram por ali. Endereço: 3 Abbey Rd, London NW8 9AY, Reino Unido.

Segundo Dennis, o roteiro é válido mesmo para quem não é fã de carteirinha da banda ou do músico, “A atmosfera que cada lugar pode transmitir é mágico e te leva para um túnel do tempo cheio de história e boa música”.