Eat

3 receitas veganas para fazer no almoço de Páscoa

- Por Marcos Slaviero 3 receitas veganas para fazer no almoço de Páscoa

A Páscoa está chegando e com ela vem os almoços tradicionais em família e com os amigos. Então, aproveite a celebração para surpreender a todos substituindo as carnes e peixes por receitas veganas que são deliciosas e fáceis de preparar. Confira!

Carne de Jaca com Barbecue de Melancia

A receita criada pela chef Iracema Bertoco, da escola de gastronomia do Centro Europeu ja virou a queridinha entre os veganos e vegetarianos e surpreende até os carnívoros! Por isso, e uma otima opcao para preparar no feriado de pascoa. Confira os ingredientes:

- 500g de carne de jaca (jaca verde cozida e desfiada)

- 50 ml de azeite

- ½ cebola

- 1 dente de alho

- 1 maço de cebolinha

- 1 pitada de cúrcuma

- Pimenta a gosto     

- Sal a gosto

Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho no azeite, depois acrescente a carne de jaca e os demais ingredientes. Após refogar, finalize com a cebolinha e reserve.

Ingredientes do Molho Barbecue de Melancia:

- 1 kg de polpa de melancia batida no liquidificador (com sementes)

- 50ml de óleo de gergelim torrado

- ½ cebola ralada

- 1 dente de alho amassado

- 1 pitada de páprica defumada

- 50ml de shoyu orgânico

- 1 pimenta dedo de moça

- 20ml de vinagre

- 20g de mostarda dijon

-  Sal a gosto


Modo de preparo: Leve a polpa de melancia batida para reduzir a ¼ de volume em fogo médio e depois reserve. Em seguida, refogue a cebola e o alho no óleo de gergelim e acrescente a redução de melancia e os demais ingredientes. No final junte a carne de jaca e sirva com delicioso purê de mandioca.

Ratatoullie do Jamie Oliver

O Ratatoullie é uma receita francesa muito conhecida em diversos países e se assemelha a um guisado de legumes. Além de ser super saudável e deliciosa,  pode ser servida com vários tipos de acompanhamentos. Para a Páscoa, o Ratatouillie do renomado chef Jamie Oliver é um clássico e se diferencia por ser um ensopado. Anote a receita!

Ingredientes

- 2 cebolas roxas

- 4 dentes de alho

- 2 beringelas

- 3 abobrinhas

- 3 pimentões vermelhos ou amarelos

- 6 tomates maduros

- ½ de manjericão fresco, (15g)

- azeite

- alguns raminhos de tomilho fresco

- 400 g de de tomates pelados

- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico

- ½ limão

Modo de preparo: Antes de tudo, prepare seus ingredientes! Descasque e corte as cebolas em fatias e depois descasque e corte o alho em tiras bem finas. Corte as berinjelas, o tomate, as abobrinhas e os pimentões em pedaços de 2,5 cm. Lave as folhas de manjericão, separe-as do talo e depois, fatie os talos.

Agora você já pode começar a cozinhar! Aqueça 2 colheres de sopa de óleo em uma panela  grande em fogo médio, adicione as berinjelas picadas, abobrinhas e pimentões e tomate e frite por cerca de 5 minutos, ou até dourar, mas sem cozinhar! Feito isso, recolha os vegetais cozidos e coloque-os em uma tigela.

Em outra panela, adicione a cebola, o alho, os talos de manjericão e folhas de tomilho com outro fio de óleo, se necessário. Frite por 10 a 15 minutos, ou até ficar macio e dourado.

Retorne o vegetais para a panela e misture com os tomates pelados, balsâmico e uma boa pitada de sal e pimenta preta. Em seguida, misture bem, quebrando os tomates com as costas de uma colher. Cubra a panela e cozinhe em fogo baixo por 30 a 35 minutos, ou até reduzir. Por fim, rasgue as folhas de manjericão, faça raspas de limão e ajuste o tempero, se necessário. Para combinar o ratatouille do Jamie Oliver, você pode servir com torrada, pão ou arroz cozido.

Ceviche de Manga

                                                          Foto: Dedo de Moça

Para refrescar o almoço de Páscoa, o Ceviche de manga é uma versão vegana do ceviche tradicional feito com peixe cru. É delicioso e combina muito como uma entrada para os convidados.

Ingredientes do Ceviche

- 1 manga firme e madura

- ¼  de cebola roxa

- ¼ de pimentão vermelho

- Suco de 1 limão

- 3 col (sopa) de azeite

- 1/2 xíc (chá) de coentro picado

- Sal a gosto

- Pimenta do reino a gosto 

Modo de preparo: Corte a cebola roxa no estilo brunoise (cubinhos 0,3cm). Depois, tire as sementes do pimentão vermelho e pique. Em seguida, retire os talos do coentro e pique as folhas. Misture todos os ingredientes e em seguida tempere com sal, azeite, pimenta e suco de limão. Para esta receita não é recomendado guardar, por isso sirva em seguida!

Com essas três receitas, sua Páscoa fica mais deliciosa, saudável e ainda traz o veganismo para o almoço em família. Aproveite!