Cult

MON realiza a maior exposição do artista plástico chinês Ai Weiwei

- Por Marcos Slaviero MON realiza a maior exposição do artista plástico chinês Ai Weiwei

Para quem gosta de uma boa exposição de arte, o artista plástico Ai Weiwei Raiz, trará suas obras para o Sul do Brasil! A partir das 19 horas do dia 2 de maio, o artista contemporâneo faz sua mostra no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. É a maior e primeira exposição do chinês em nosso país, então não dá pra perder! 

Conheça Ai Weiwei Raiz

Considerado um dos maiores nomes da arte contemporânea, o brilhante artista traz para Curitiba suas obras mundialmente conhecidas e algumas inéditas. Ai Weiwei, se destaca por mostrar questões humanas e sociais em seus trabalhos, como a crise global de imigração dos refugiados e a luta pela liberdade de expressão. 

Ai Weiwei foi o assessor artístico na construção do Estádio Nacional de Pequim, o Ninho de Pássaro, onde foram celebrados os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Porém, em 2015, o chinês deixou seu país de origem por se posicionar contra o governo e se envolver com algumas polêmicas no país. Mesmo assim, ganhou grande visibilidade por trabalhos como ativista e com suas obras artísticas memoráveis e de tirarem o fôlego. 

Os trabalhos mais conhecidos são as grandes instalações que impactam o público e que confrontam algumas tradições chinesas. Um exemplo é sua obra Dropping a Han Dynasty Urn (Deixando cair uma urna da dinastia Han), que mostra o jovem artista derrubando intencionalmente uma urna cerimonial de cerca de 2 mil anos da Dinastia Han. Na exposição que vem a Curitiba a instalação poderá ser vista em peças de Lego.

Ai Weiwei no MON

A mostra do artista plástico reunirá mais de 40 obras e 15 vídeos, algumas inéditas nascidas de uma imersão profunda que fez no Brasil e em suas tradições populares. Outras obras históricas conhecidas mundialmente também estarão expostas, como: 

Sunflower Seeds (Sementes de girassol)

Trabalho composto por milhões de “sementes de girassol” de porcelana pintadas à mão por artesãos chineses, levantando a questão da produção em massa e perda da individualidade; 

Forever Bicycles (Bicicletas Forever) 

É uma obra de caráter arquitetônico que utiliza bicicletas como blocos de construção, fazendo também alusão à multiplicação e repetição. O nome da instalação é inspirado na famosa marca chinesa de bicicletas, Forever, bastante comum durante a infância do artista, quando este era o principal meio de transporte na China

Moon Chest (Cofre de lua)

Uma série de baús feitos em madeira com aberturas em círculos que apresentam as quatro fases da lua aos visitantes que atravessam a instalação.

Serviço:

Exposição “Ai Weiwei Raiz”.

Data: 2 de maio a 4 de agosto.

Espaço: Olho - Museu Oscar Niemeyer (MON) | Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 - Curitiba – Paraná.

Para mais informações: museuoscarniemeyer.org.br

Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h.

Preço: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) | Quartas gratuitas.