Cult

Curitiba ganha Ônibus Museu

- Por Marcos Slaviero Curitiba ganha Ônibus Museu

Curitiba acaba de ganhar o Ônibus Museu, um espaço cultural móvel que passará pelos bairros da cidade. O projeto é realizado pelo Solar do Rosário e consiste em um ônibus adaptado que irá apresentar conteúdo nas escolas da rede municipal e outros locais públicos, sempre gratuitamente. 

A iniciativa faz parte do projeto Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura, que começou no ano passado com o lançamento do Ônibus Palco, equipado para a realização de espetáculos como shows e peças de teatro. Nos dez meses de atividade o veículo já alcançou mais de 13 mil pessoas, passando por 32 bairros da capital.

Para criação do Ônibus Museu, um veículo antigo foi equipado com 14 estações tecnológicas interativas com painéis, projetores, óculos de realidade virtual, telas sensíveis ao toque, jogos de montar e tablets, entre outros equipamentos que convidam para uma experiência interativa.  

Obras de arte reais e reproduções também fazem parte do acervo deste museu móvel. Artefatos indígenas e obras de artistas curitibanos como Poty Lazzarotto, além de fotografias e mapas antigos, decoram algumas de suas paredes.  No espaço externo, duas caixas de areia fixadas à carroceria reproduzem canteiros de escavações paleontológicas e arqueológicas. Pincéis e lupas estão disponíveis para que o visitante faça sua própria escavação, desenterrando réplicas de fósseis e artefatos criados pelos primeiros humanos a povoar a região.

 

Inicialmente o Ônibus Museu vai percorrer as escolas da rede municipal. Posteriormente, também fará paradas em locais como praças, Ruas da Cidadania e outros espaços públicos. Seu conteúdo é destinado principalmente às crianças que estejam no ensino fundamental, mas também pode ser apreciado por adultos.

 

O projeto é idealizado e mantido pelo Solar do Rosário, tendo Lucia Casillo Malucelli a frente.