Lifestyle

Evento sobre maternidade marca lançamento de projeto voltado às mães no pós-parto

- Por Marcos Slaviero Evento sobre maternidade marca lançamento de projeto voltado às mães no pós-parto

Você já parou para pensar que todas as pessoas já passaram por uma gestação e parto? Seja como mãe ou como filho(a)?

A maternidade é o ponto de partida para a vivência de inúmeros sentimentos e emoções para as quais as mulheres nunca foram apresentadas anteriormente. São sentimentos conflitantes nas fases pré e pós-parto, num período repleto de incertezas e pequenas vitórias. Enquanto no pré-parto, a mulher grávida costuma receber muitos mimos e cuidados especiais, quando o bebê nasce, a família e os amigos costumam voltar toda a atenção para o recém-nascido.

E quem cuida daquela recém-mãe?” - este foi o questionamento da artista plástica Lucia Misael, mãe de dois filhos e avó de dois netos, ao perceber que as mulheres são pouco assistidas durante o puerpério, também chamado de resguardo ou quarentena).

Nome dado àquela fase pós-parto em que a mulher experimenta um turbilhão de modificações físicas e psíquicas, o puerpério é um assunto pouco falado, questionado e conhecido. “Costuma ser um período difícil que cada mulher enfrenta de uma forma diferente e, normalmente, sozinha. Dizem que dura cerca de 40 dias, mas se estudarmos mais a fundo pode ser bem mais longo. É o período de encontro com a própria sombra”, descreve Lucia.

Ao vivenciar as diversas etapas da maternidade na vida contemporânea, Lucia começou a idealizar o que será a primeira casa de acolhimento ao puerpério do Brasil. O local já está pronto: as atividades começam no segundo semestre de 2019, em uma chácara na Colônia Faria, na Região Metropolitana de Curitiba, localizada há cerca de 20 minutos do Centro. No mesmo local funciona, desde 2002 a Associação Cultural IMAGINE que tem como missão valorizar a identidade histórico-cultural da comunidade que ali vive e integrar as pessoas através da arte e de ações educacionais e culturais.

Com um modelo de negócio formado por um coletivo de profissionais como pediatras, psicólogos, psiquiatras, advogados, artistas, a Casa Rudá quer trazer à tona toda a complexidade que envolve a maternidade e o chamado puerpério.

Para apresentar a proposta em formato inédito no país da Casa Rudá, cujo calendário de eventos e atividades está em fase de finalização, Lúcia escolheu o mês das mães. O lançamento da Casa Rudá acontece dia 25 de maio, num evento com a presença da renomada psicoterapeuta argentina Laura Gutman, autora do best-seller “A Maternidade e o encontro com a própria sombra”.

Em sua palestra, Laura vai falar sobre maternidade, puerpério e a relação entre pais e filhos. Os profissionais que vão atuar na Casa Rudá também estarão presentes para um dia de debate e muitas reflexões, no auditório da FAE (Curitiba). 

A Casa Rudá será um local de acolhimento para dar assistência a mulher que fez cesariana, parto normal, com ou sem anestesia. “Sem preconceitos ou julgamentos, onde todos serão bem-vindos, inclusive os companheiros, filhos e outros familiares. Porque somente a partir deste cuidado primário conseguiremos criar uma geração mais amorosa”, completa Lucia.

EVENTO

Laura Gutman e Casa Rudá: porque todo mundo teve mãe*

Data: 25 de maio de 2019

Horário: 10h às 17h

Local: Auditório da FAE Business School. Av. Visconde de Guarapuava, 3263, Centro – Curitiba/PR

Ingressos: https://www.sympla.com.br/laura-gutman-e-casa-ruda-porque-todo-mundo-teve-mae__483548

*Haverá tradução simultânea com fones de ouvido.

 

Sobre a Casa Rudá: Espaço de acolhimento para mulheres puérperas, para suas famílias e filhos. Tem como objetivo resgatar a prática do cuidado, do amor e da generosidade, através da troca de saberes e experiências, para que as mulheres possam voltar a cuidar de sie de outras mulheres. Por meio da sabedoria dos povos tradicionais e os avanços da ciência, a Casa Rudá quer oferecer oportunidades de compreender e apoiar a mulher e mãe na vida contemporânea.

Rua Presidente Faria, 4184 – Colombo/PR

www.casaruda.net

Instagram: @casa.ruda