Cult

Mostra revive Le Corbusier no MON

- Por Marcos Slaviero Mostra revive Le Corbusier no MON

Está em cartaz no Museu Oscar Niemeyer a exposição “Experimentando Le Corbusier – Interpretações Contemporâneas do Modernismo” que reúne profissionais de arquitetura convidados a refletir a obra do arquiteto. Entre os participantes estão Guto Requena, Gabriel Ranieri, Lucas Simões e alguns escritórios de arquitetura como Arquea, Terra e Tuma, Aleph Zero, FGMF e Metro Arquitetura.

As obras dos artistas e arquitetos convidados revivem o pensamento de Le Corbusier, mas o adequam ao momento atual.

O Arquea Arquitetos, um dos escritórios convidados, traz a instalação “Densidade é Liberdade” que entre outras ideias aborda a de que no futuro teremos que nos adaptar a práticas mais sustentáveis. A contextualização da obra começa diante da crise habitacional ocorrida no início do século XX, quando as populações urbanas se multiplicavam devido ao processo de industrialização. Le Corbusier surgiu com um conceito totalmente diferente do que se construía até o momento, propondo a verticalização através de torres habitacionais elevadas do chão e distantes entre si. A exposição tem curadoria de Pierre Colnet e Hadrien Lelong, da Cremme – Editora de Mobiliário, via Instituto Cremme, associação que tem como compromisso atuar nas esferas social, educacional e artística por meio da promoção de atividades de fomento à cultura.

A exposição vai até o dia 11 de agosto e está imperdível, tanto para fãs de arquitetura como para quem aprecia temas que são pertinentes para os dias atuais. Os ingressos custam R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia-entrada, com entrada franca as quintas. De terça a domingo, das 10h às 18h.