Lifestyle

Pé quente

- Por Marcos Slaviero Pé quente

Um projeto social da Puket reaproveita meias descartadas para fazer cobertores para quem precisa. Confira tudo nesse post da nossa colunista Carola Giongo

A marca Puket mantém nossos pés quentinhos há mais de 30 anos produzindo meias, e desde 2013 passou a aquecer também os nossos corações com o projeto Meias Do Bem.

Aquela meia velha ou sem par, parada no armário, pode virar um cobertor para quem precisa. 

Cada 40 meias resultam em 1 cobertor e 1 par de meias novas para doação.

A empresa, que já reciclava seus resíduos fe fabricação, engajou o público consumidor e mobilizou celebridades como o ator Rafael Cardoso, a apresentadora Sabrina Sato e o jornalista Cid Moreira.

Em 5 anos de campanha mais de 1 milhão e meio de meias velhas se transformaram em mais de 40 mil cobertores doados a quem precisa e recliclaram mais de 30 toneladas de refugos têxteis ao invés de se tornar mais um problema ambiental. Para se ter uma ideia do tamanho da contribuição disso para a sociedade como um todo, a Fundação Ellen McArthur estima que mais de 90 milhões de quilos de roupas usadas sejam despejados nos aterros da cidade de Nova Iorque todos os anos - o equivalente a mais de 440 Estátuas da Liberdade. Não encontrei dados referentes ao Brasil, mas sabemos que  realidade por aqui não deve ser muito diferente.

Você pode doar meias de qualquer marca e em qualquer estado: furada, rasgada, cedida, sem par... O que não vale são meias-calças e meias sociais, pois com elas não é possível realizar a transformação. As doações são depositadas em urnas nas lojas físicas da marca Puket, evitando possíveis constrangimentos. 

 

É possível engajar empresas e escolas na arrecadação e consultar pontos de coleta em cidades sem lojas físicas da marca através do site da campanha. Além de ser uma ótima atividade para realizar com os pequenos em casa, ensinando conceitos de organização e noções de cidadania.

A campanha é permanente (aberta o ano todo) mas ganha urgência quando enfrentamos um dos invernos mais rigorosos dos últimos tempos.

 

 

 

 

Carola Giongo é jornalista e repórter do TV Fama da RedeTV!. Sempre busca levar a vida da forma mais sustentável possível. Como jornalista faz pesquisas e cursos sobre o tema. Aqui no ON.TheList escreve sobre a sustentabilidade no dia-a dia, de uma forma leve, prática e possível, pra inspirar a gente a ser mais verde!