Cult

Exposição feita por crianças chama atenção para o problema do lixo

- Por Marcos Slaviero Exposição feita por crianças chama atenção para o problema do lixo

O projeto TETEAR Tech – Tempo de Temperar Arte apresenta, pelo segundo ano consecutivo, um coletivo de obras de arte desenvolvidas por alunos participantes das aulas de artes plásticas, uma das expressões artísticas que compõem o projeto. Cerca de 25 alunos, orientados pelo artista plástico e arte educador Toto Lopes, participaram ativamente da escolha dos subtemas, escolha de materiais à conclusão. O resultado são oito telas artísticas de 2,20 x 1,60 que serão expostas no Espaço da Cidadania em Campo Largo de 7 a 21 de novembro.

Como ponto de partida foi escolhido o tema Urbanidade e a partir dele as crianças pensaram em como expressar o caos do excesso de produção de lixo, os impactos que isso gera no planeta. O resultado são releituras de obras tradicionais como Monalisa e outras bastante expressivas e reflexivas como Poluição dos Mares; Diversidade e Amazônia, esse último chamando a atenção do público para o incêndio que acometeu a região recentemente. Todas elas foram elaboradas a partir de material reciclável como plástico, papel e embalagens de produtos diversos. “Inicialmente foram realizadas algumas atividades com desenhos para que os estudantes aprendessem e exercitassem técnicas. Depois, realizaram em conjunto uma pesquisa de cores, tons e elementos para transformar tudo em exercícios iniciais em desenhos de maior escala, para então entrar no processo de criação final”,  explica Lopes sobre o processo de desenvolvimento com os alunos do Colégio Estadual Sagrada Família e Escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi. “É gratificante ver o resultado de um trabalho desenvolvido com as crianças desde maio deste ano. Eles se engajaram e se esforçaram e foram protagonistas de todo o processo. O próprio formato da exposição com a maioria dos quadros apoiados no piso é para ressignificar o olhar para o lixo no chão, o poder de transformação através da consciência e da arte”, ressalta o idealizador do projeto, Nélio Spréa.  

A visitação à mostra é gratuita e pode ser feita diariamente das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 (Rua Centenário, 2245, Campo Largo). Idealizado e realizado pela Parabolé Educação e Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, o Projeto TETEAR Tech conta com o patrocínio da Caterpillar. Os alunos que participam recebem instrução artística durante o contraturno escolar em aulas 100% gratuitas. Ao todo são atendidos 850 estudantes em 13 diferentes oficinas oferecidas em Campo Largo, no Paraná, e também em Piracicaba, no estado de São Paulo.

 

 

Serviço

O que: Exposição Artes Plásticas TETEAR Tech

Onde: Espaço da Cidadania – Rua Centenário, 2245 – Centro – Campo Largo

Informações: @parabole.com.br ou www.tetear.com.br

 

Crédito de fotos: Lucas Rachinski