Fitness

Água com limão faz bem?

- Por Marcos Slaviero Água com limão faz bem?

Muita gente toma água com limão de manhã! O hábito faz bem ou é um mito?

Convidamos a nutricionista Michelle Frota Reichmann, que é Especialista em Nutrição Esportiva, Segurança Alimentar e Qualidade dos Alimentos, para falar um pouquinho sobre esse costume adotado por muita gente.     

A "famosa" receita de água morna com limão em jejum pode não ser indicada para todas as pessoas. O consumo só deve ser feito se o organismo realmente estiver mais ácido do que o normal, o que pode ser medido através de exame com coleta de saliva ou urina.

Caso contrário, a longo prazo, pode trazer malefícios para o nosso corpo, pois é o pH ácido normal do estômago que permite o processo de absorção de nutrientes, principalmente dos minerais ferro e cálcio!

O estresse, infecções e a má alimentação levam a diminuição do pH! O limão atua nesse momento alcalinizando nosso organismo. Apesar de ser uma fruta cítrica, quando metabolizado, vira um potente alcalinizador. Mas não é preciso o consumo em jejum para se obter os benefícios do limão, que é antiviral, antibacteriano, diurético, imunoprotetor, auxilia o emagrecimento, entre outros benefícios.

Uma outra maneira de utilizar a fruta é na água aromatizada!  Associado a uma alimentação saudável, o limão tem seus benefícios potencializados!

Receita de água com limão:

1 copo (200ml) de água natural em temperatura ambiente + suco natural de 1/2 limão. Consumir assim que for espremido!  

Receita de água aromatizada com poder termogênico (acelera o gasto calórico):

1 limão cortado em rodelas + 1/2 xícara de chá de salsinha + 4 folhas de hortelã + 1 lasca de gengibre + 500ml de água gelada!  

 

 

Michelle Frota Reichmann é Nutricionista Especialista em Nutrição Esportiva, Nutrição Clínica Funcional, Segurança Alimentar e Qualidade dos Alimentos formada pela UERJ e com pós na UFRJ e na PUCPR. Também já foi atleta da seleção brasileira de Nado Sincronizado (2000 a 2011).