Travel

Dicas pra quem quer viajar para ver a Aurora Boreal

- Por On.TheList Dicas pra quem quer viajar para ver a Aurora Boreal

 Quem nunca se encantou em ver imagens sobre a aurora boreal? Pois é, esse incrível fenômeno ocorre no extremo norte do planeta, sendo que a cidade de Tromso, na Noruega, é um dos melhores pontos de partida para contemplar essa maravilha da natureza !

 

O Fernando Palazzo decidiu passar o réveillon em Tromso e começar o ano com tudo! Ele fez uma matéria incrível pro onthelist! Confiram!

Não bastasse a possibilidade de ver a aurora boreal Tromso ainda oferece inúmeras atividades que podem deixar a viagem mais inesquecível! Tromso é uma pequena cidade, com população de aproximadamente 70.000 habitantes, localizada no norte da Noruega já na região do círculo polar ártico.

Li em alguns lugares que a cidade é conhecida como a “Paris do Ártico”. A cidade é extremamente encantadora, com belezas naturais e muitas oportunidades de atividades! Destacam-se nela a catedral do Ártico, o aquário Polaria e o imperdível teleférico! O teleférico irá te levar ao topo da montanha e a vista da cidade é espetacular!! Só cuide que lá em cima o frio é potencializado! Quando fui estava -12!

 

As atividades em Tromso são inúmeras! Eu programei minha semana para tentar ver a aurora boreal todas as noites e fazer algum passeio durante o dia. Foi super corrido, mas valeu muito a pena! Com exceção da subida ao topo da montanha, todos os passeios em Tromso necessitarão deslocamento. Basicamente eu fiz os seguintes passeios: subida ao topo da montanha, alimentar as renas, visitar o hotel de gelo, andar de dog sled, passeio pelos fiordes e baleias e snowmobile (este foi cancelado devido ao mau tempo).

Vamos começar pelas renas! Após aproximadamente uma hora de viagem de Tromso você chegará em um campo de refúgio para as renas, onde terá a oportunidade de alimentá-las além de poder andar de trenó com elas! É uma experiência fantástica!!! Elas são bem dóceis, porém arredias. Se você não estiver com o balde de comida é muito difícil sequer tocar nelas. É uma atividade de encher os olhos! O visual ao redor deixa tudo ainda mais incrível! 

 

Após alimentar as renas ainda será possível ter um contato como os Sàmi que são uma espécie de esquimós da região. Os Sàmi ão uma população tradicional da região ártica e dentro de uma cabana com fogueira e peles irão te contar muitas histórias, cantar e oferecer um delicioso almoço para completar a experiência!  

No dia seguinte pela manhã fui para o meu passeio de barco pelos fiordes e a região onde as baleias costumam se alimentar! Os fiordes são maravilhosos! Para quem conhece Bergen sabe quão lindos os mesmos são! A diferença agora é que você quase congela no barco apreciando a paisagem! Depois de quase duas horas de navegação o navio chega a região onde estão as baleias! Novamente uma grande experiência! No litoral brasileiro existem muitos lugares onde é possível vê-las, mas aqui acho que a diferença fica pela sensação de viver uma experiência “ártica”! Junto com os fiordes as baleias deixaram o passeio como uma atividade que vale muito a pena! 

Prosseguindo nas aventuras em Tromso o dia seguinte foi para visitar o hotel de gelo e andar de dog sled! O hotel de gelo é demais! No seu interior a temperatura média é de -5 graus, sendo que as únicas formas de aquecimento são cobertores e alguns drinques! Infelizmente em razão do aquecimento global a temporada de neve tem atrasado, de modo que o hotel tem sido construído cada vez mais tarde. Por ser um hotel de gelo no verão só fica um caldo do mesmo! 

No seu interior tem muitas esculturas insculpidas no próprio gelo, além de um restaurante e dos quartos. Cada quarto possui uma temática próprias e as portas não fecham! Fica uma abertura com uma inclinação que propicie um pouco de privacidade, mas no mais não existe um isolamento. Apesar de gostar muito do frio achei demais ter que dormir praticamente um freezer! No entanto, conheci pessoas que pernoitaram e acharam uma ótima experiência! 

Depois dessa gélida experiência era hora de se perder com os maravilhosos cachorros do dog sledding! Antes de explicar melhor é importante dizer que os cachorros são super bem tratados e adoram correr! As pessoas que cuidam dos dogs são muito amorosas com eles e é visível o vínculo existente. O correr é uma atividade que deixa os cachorros felizes, sendo que a guia inclusive nos explicou antes de começar a corrida para cuidarmos para não cair porque os cachorros não corriam por nós e sim por eles próprios, de modo que mesmo sem nós nos trenós eles iriam seguir em frente!!! 

 

Além da adrenalina em conduzir o trenó o passeio propicia um visual incrível! O trenó irá seguir uma trilha recheada de belíssimas montanhas cobertas com neve, de modo que acabará formando uma combinação maravilhosa! Em meio a tantas incríveis experiências a cada noite eu buscava aquela que era o grande objetivo da viagem: a aurora boreal! 

Sobre a aurora boreal é importante que se diga de início que infelizmente ir para Tromso e região no inverno não significa que você irá vê-la automaticamente! Falo isso porque pensava comigo que em razão de ser uma época favorável iria vê-la todos os dias! Não foi assim...e como! Acompanhava no instagram as postagens do guru da aurora no Brasil Marcos Brotto e ficava só suspirando por ter essa experiência! Como estava viajando sozinho acabei encarando por conta, mas se você quer ter uma viagem com total tranquilidade e experiência o Marcos Brotto é seguramente o nome mais recomendado para isso. Até, em uma incrível coincidência, encontrei com ele em uma praça em Tromso e pude conhecê-lo! Muito gente boa e já estava com seu grupo pronto para desbravar! 

No meu caso, tinha separado três noites para vê-la. A viagem estava sendo perfeita até que na primeira noite na caçada o ônibus foi até a Finlândia e não conseguimos encontrá-la...Estava nevando muito e o céu estava completamente fechado! Depois de quase quatro horas dirigindo voltamos a Tromso com aquela frustração. Dia seguinte, mesma coisa... Para piorar conheci uma americana que estava tentando ver a aurora faziam quatro dias e estava indo embora sem ter conseguido! Bateu um desespero! Acabei comprando mais uma noite de busca para tentar o máximo possível! Terceiro dia, céu parcialmente nublado, depois de muita angústia ela finalmente apareceu!!! Não foi com muita intensidade, mas um memorável “risco” verde marcou o céu! Foi muito emocionante e todos saíram realizados! 

 

No quarto dia, porém, ao invés de um ônibus tinha alugado um passeio com uma van. Melhor coisa que fiz! Com a van o passei é muito mais longo e a caça é muito mais densa. A van adentra em rotas mais profundas em busca da aurora. Depois de quase três horas e meia chegamos na Finlândia e no caminho já conseguíamos ver um cinturão verde impressionante marcando o céu! O céu estava limpo e ela estava marcando presença! O motorista parou a van em uma espécie de estrada de terra no caso e fizemos uma fogueira para nos aquecermos e alimentarmos. Devidamente instalados, em cima de um lago congelado que fazia divisa com a Suécia, foi uma questão de pouco tempo para a aurora aparecer com muita força! Foi simplesmente demais! Ela apareceu enorme, dançando, mesclando formas e tudo mais! O guia tinha dito que estava sendo a mais forte da temporada!!! Foi uma experiência de vida!! 

 

Ver a aurora boreal é realmente uma caçada! Recomendo aqueles que querem ter essa experiência a buscarem períodos mais favoráveis e ficarem alguns dias para maximizarem a experiência. Se quiser optar por algo bem seguro e tranquilo a melhor opção é ir com o Marcos Brotto e só curtir a viagem! 

Minha virada de ano em Tromso foi uma experiência que marcará minha vida para sempre! Essa pequena e fria cidade do norte da Noruega proporciona atividades que te farão entrar em profundo contato com a natureza e com o universo! Para aqueles que buscam se conectar com a vida e viver grandes momentos sem sombra de dúvidas Tromso é um excelente lugar para se estar! 

Crédito das Fotos: Fernando Palazzo

Quem quiser fazer uma viagem especial pra ver a Aurora Boreal pode procurar a Sorrento Viagens, que é especializada nisso e em outras viagens dos sonhos! Super recomendamos falar com a Marina no 41. 99854-9530. Saiba mais em @sorrentoviagens