Lifestyle

Como manter a saúde mental durante a quarentena

- Por On.TheList Como manter a saúde mental durante a quarentena

Manter a saúde mental em dia virou um grande desafio diante desse período de quarentena e isolamento social. 

Manter a rotina, desligar das redes sociais e praticar exercícios físicos em casa são medidas vistas como positivas para a saúde mental. O psiquiatra da Estância do Lago - Spa & Wellness, Ricardo Assmé, diz que a situação atual pode causar sintomas de depressão e ansiedade, e a principal medida para passar por esse confinamento é estabelecer uma rotina. "Acordar e fazer refeições em horários definidos já praticados em dias comuns, ler livros, manter o contato com familiares e fazer coisas que gosta podem ajudar a passar por esse momento com mais leveza”, recomenda.

Mesmo em casa, Assmé ressalta que é importante criar novas possibilidades para passar por esse momento sem comprometer o emocional. Segundo o psiquiatra, é comum que a quarentena cause estresse excessivo e insônia. Manter a comunicação com pessoas próximas e não cobrar-se tanto são passos importantes para que esse momento de tensão seja superado. “Evitar redes sociais por conta de fake news e divergências de opiniões, passar o tempo brincando com filhos e criar novas receitas na cozinha, por exemplo, são atividades ideais para serem feitas durante o isolamento”, explica. 

Para criar uma nova rotina em casa, além de definir horários durante a quarenta para as atividades, o profissional indica realizar cursos online e arriscar-se numa meditação mindfulness para iniciantes, como alternativa para a manter a saúde mental em dia. 

 

Sobre a Estância do Lago - Spa & Wellness

Criado em 1985, o Spa tem como filosofia promover o bem-estar e a qualidade de vida de forma personalizada, na integração entre os hóspedes e as belezas naturais do local. Oferece programas de emagrecimento e reeducação alimentar, elaborados de forma personalizada, além de um ambiente completo para quem busca relaxamento para o corpo e a mente. Possui equipe multidisciplinar para a realização de consultas médicas e psicológicas, orientações nutricionais, atendimento com preparador físico e serviços de enfermagem. Na área de estética, dispõe de diversos procedimentos.