Cult

Japan House São Paulo apresenta programação cultural digital

- Por On.TheList Japan House São Paulo apresenta programação cultural digital

O projeto #JHSPONLINE da Japan House São Paulo segue repleto de atividades culturais e interativas durante o período de distanciamento social. A programação compartilha conteúdos sobre diferentes vertentes do Japão contemporâneo por meio  das redes sociais da instituição - Instagram, Facebook, Twitter e YouTube -, e contribui para que os interessados pelo país possam conhecer mais sobre sua cultura, além de relembrar momentos marcantes da programação do centro cultural, sem precisar sair de casa.

Para as próximas semanas, entre as atividades preparadas para todas as idades, estão oficinas com passo a passo para fazer em casa, curiosidades, filosofias , bate-papo com profissionais, podcast, literatura e muito mais, que vem sendo compartilhado com todo o público que tem interesse em consumir conteúdos de qualidade sobre o Japão.

A programação conta inclusive com filosofias japonesas, apresentando ao público o Gaman, termo de origem zen-budista que significa "suportar o aparentemente insuportável com paciência e dignidade", sendo um assunto pertinente para o período de distanciamento social. Também tem ilustração e desenhos com atividades japonesas como Ukiyo-e e Emakimono.

Confira a programação da #JHSPONLINE para o período: 

20/05 (quarta-feira)

Filosofias  Japonesas:  Gaman

O tema desta vez para essa de postagens sobre conceitos importantes da sociedade japonesa, será 'gaman': que simboliza  paciência e resistência para perseverar pacientemente em tempos difíceis.

 

21/05 (quinta-feira)

#TBT

Toda a quinta-feira é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp

 

22/05 (sexta-feira)

Ukiyo-e, com Claudio Mubarac

Com um olhar pessoal, o gravador, desenhista e professor Claudio Mubarac apresentará as a técnica japonesa Ukiyo-e a partir desua influência no Ocidente.   

 

23/05 (sábado)

JHSP recomenda

Nesta série os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.

 

25/05 (segunda-feira)

Emakimono

Emakimono é o nome dado aos desenhos pintados sobre um rolo de pergaminho, que conta uma história conforme é desenrolado, sendo considerado a origem do mangá no Japão. Vamos aprender um passo-a-passo para criar o nosso emakimono.

 

26/05 (terça-feira)

Sei Shônagon: relembrar ep 4 do podcast

Relembraremos o quarto episódio da série de podcasts do centro cultural, que nesta temporada inicial aborda a literatura japonesa. O destaque é para o livro "O Livro do Travesseiro", de Sei Shônagon.

 

26/05 (terça-feira), às 16h

Conversas online com o Educativo |Tsuyoshi Tane: Memória do Futuro

O Núcleo Educativo da Japan House São Paulo realiza conversas on-line sobre diferentes temas e assuntos relacionados à cultura e arte japonesas, tanto para o público em geral quanto para grupos e instituições.

“Tsuyoshi Tane: Memória do Futuro”, em um diálogo que tratará sobre o processo de trabalho do arquiteto japonês Tsuyoshi Tane, reconhecido por trabalhos como o Museu Nacional da Estônia, inaugurado em 2016. A edição parte de seu manifesto "Arqueologia do Futuro", com o Educativo desvendando alguns de seus projetos, em que Tane traz à tona as memórias do lugar como forma de construir um elo com o futuro.

Orientações: Para uma melhor experiência sugerimos a participação pelo computador; não é obrigatório o uso da câmera e do microfone; não é necessário ter visitado as exposições e nem mesmo a Japan House São Paulo para participar.

Esta atividade também está disponível para grupos fechados (escolas, empresas, instituições, etc). O agendamento deve ser realizado via e-mail [email protected]

 

27/05 (quarta-feira)

JHSP recomenda

Nesta série os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.

 

28/05 (quinta-feira)

#TBT

Toda a quinta-feira é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp

 

28/05 (quinta-feira), às 19h

Conversa sobre o livro: "Wabi-sabi: para artistas, designers, poetas e filósofos"

O editor da revista Quatro Cinco Um, Paulo Werneck, convida o público para uma conversa sobre o livro "Wabi-sabi: para artistas, designers, poetas e filósofos", do autor Leonard Koren. O conceito do wabi-sabi, traduzido como a beleza das coisas imperfeitas, transitórias e incompletas, é considerado fundamental para a compreensão da cultura japonesa. Nessa conversa baseada nolivro editado pela editora Cobogó, se abordará como esse conceito é aplicado na estética nipônica, inspirando artistas e designers. A conversa acontece ao vivo no Instagram e Youtube da Japan House São Paulo e contará com as participações de Michiko Okano, professora da UNIFESP, e do designer Gerson de Oliveira, da ,ovo.

 

29/05 (sexta-feira)

Vídeo com a mixologista Suemi Uemura 

Passo a passo de coquetel e a utilização de ingredientes japoneses em sua realização. 

 

30/05 (sábado)

Hashi: curiosidades

Neste último post sobre o hashi, vamos compartilhar por meio de ilustrações mais curiosidades sobre este utensílio.

 

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais: 

Site: www.japanhouse.jp/saopaulo  

Facebookwww.facebook.com/JapanHouseSP/ 

Instagram: @japanhousesp 

Twitter: //twitter.com/japanhousesp 

Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo 

 

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52

O centro cultural segue com as atividades suspensas, em conformidade com as orientações dadas pelo Governo do Estado de São Paulo visando contribuir para a não disseminação do coronavírus (COVID-19).

 

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo

JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de dois milhões de visitantes.