Beauty Fashion

QUANTO MAIS QUENTE MELHOR!

- Por Carola Giongo QUANTO MAIS QUENTE MELHOR!

No ano mais atípico dos últimos tempos, teve até neve no Brasil! Nestes dias tão frios é comum tirarmos aquela "pele" do armário.(Pele falsa, claro!)
As maiores marcas de luxo do mundo já reconheceram que a crueldade animal é inaceitável e que é possível simular o efeito térmico, confy e glamuroso das peles através da tecnologia.

Na Europa, apesar do já estabelecido sucesso das faux fur, estilistas e cientistas continuam aprimorando sua matéria-prima, seja na oferta de novas possibilidades de cores, seja para uma relação mais amigável com o meio-ambiente, já que as fibras têxteis são consideradas uma das principais causas de poluição do planeta.

Se você é fã do estilo, é possível acompanhar as novidades do setor através do Faux Fur Institute, que inclusive promove concursos com o objetivo de apresentar novos talentos e tecnologias de forma responsável

Pele de Planta?
Stella McCartney - pioneira no luxo sustentável, a marca que já havia dispensado trabalhar com materiais de origem animal, como couro e lã, apostou na primeira pele de base vegetal do mundo. Desenvolvido pela ECOPEL em parceria com a DuPont, o material batizado de KOBA é a primeira pele sintética do mundo feita com ingredientes vegetais (37%), produz até 63% menos CO2 do que os sintéticos convencionais e consome até 30% menos energia. Por conter poliéster reciclado em sua composição, pode ser reciclado no final de sua longa vida útil, fechando o ciclo da economia circular. A estilista considera um desperdício quase imperdoável que suas peças acabem parando em aterros sanitários no final de sua vida útil invés de contribuir para novas criações. 

 

Uma peça-piloto apareceu pela primeira vez no desfile de primavera de 2020 de Stella. E mesmo fora da passsarela chamou a atenção. Parece ter passado no teste da marca, já que outros modelos desta coprodução estão disponíveis em seu site. 
A inovação traz mudanças significativas ao mercado de peles falsas, que costumam conter materiais derivados do petróleo e misturas de poliéster e acrílico em sua composição. Estes são totalmente recicláveis quando descartados corretamente, evitando o acúmulo de microplásticos no meio-ambiente. 
Koba Wearables

"Luxury does not mean landfill – it means forever. "

Stella McCartney

"Luxo é para sempre!" 

Carola Giongo é jornalista e repórter do TV Fama da RedeTV!. Sempre busca levar a vida da forma mais sustentável possível. Como jornalista faz pesquisas e cursos sobre o tema. Aqui no ON.TheList escreve sobre a sustentabilidade no dia-a dia, de uma forma leve, prática e possível, pra inspirar a gente a ser mais verde!