As mudanças que vieram com 2020 impactaram muito na arquitetura e na decoração. Selecionamos 5 tendências e dicas de decoração para 2021!
Cores vibrantes
Projeto Studio Architetonika Nomad | Foto: Eduardo Macarios.
O uso de cores vibrantes nas paredes é uma super tendência, mas quem busca uma intervenção mais pratica e sofisticada pode investir em obras de arte e elementos de décor. Neste loft assinado pelos profissionais Ary Polis e Renan Mutao, do Studio Architetonika Nomad, os toques de cores aparecem em elementos soltos. Um dos destaques é a grande parede composta por dezenas de obras de arte, em um acervo plural e despretensioso, sem se prender a nomenclaturas ou estilos pré-concebidos. A ordenação criativa de volumes e formas resulta em um ambiente capaz de estimular os olhos de quem o visita, passando por cada detalhe.
Leveza
Projeto Paula Marcondes, mobiliário Masotti Curitiba | Foto: Patricia Amancio.
Projeto assinado pela arquiteta Paula Marcondes, esse apartamento tem a leveza e o acolhimento como essências para proporcionar uma experiência única aos moradores. Usando diferentes texturas como o tricô das almofadas, o ripado do balcão e os diferentes acabamentos dos elementos de décor - a profissional conseguiu dar personalidade ao ambiente, sem perder a atmosfera serena do projeto. Além disso, graças ao mobiliário contemporâneo da Masotti Curitiba, foi possível explorar a grande sala trazendo linearidade e comunicação na área de convivência da residência.
Conforto tecnológico
Projeto Daniela Barranco| Foto: Gerson Lima.
A tecnologia vem recebendo cada vez mais espaço e destaque nos ambientes, mas o que antes estava somente nos ambientes de convívio, agora chegou a todos os espaços da casa. Um exemplo disso é o projeto da arquiteta Daniela Barranco, que instalou uma smart TV em frente a banheira para transformar o banheiro da suíte máster em um SPA privado. Umas das principais tendências para esse ano é a tecnológico como sinônimo de conforto.
Verde em destaque
Projeto Alessandra Gandolfi| Foto: Marcelo Stammer.
O conceito biofílico já ficou famoso em 2020, mas é em 2021 que ele se consolida no mercado. Para o projeto dessa área externa de uma residência, a arquiteta Alessandra Gandolfi apostou em uma parede verde com diferentes texturas e tons. Explorando uma pluralidade de espécies de plantas a profissional conseguiu compor um mosaico orgânico e sofisticado para trazer a natureza mais próxima à área da piscina.
Matérias naturais
Projeto Bruna Souza, escritório BE Studio | Foto: Marcelo Stammer.
Destacar matérias naturais também é uma forma de se conectar com a natureza, para quem mora em apartamento com uma metragem reduzida ou em uma região urbana essa pode ser uma boa solução. A marcenaria foi uma grande aliada da arquiteta Bruna Souza, do escritório BE Studio, quando desenvolveu o projeto dessa suíte máster. Além de trazer a contemporaneidade ao ambiente, a arquiteta conseguiu, graças ao painel ripado, trazer a madeira como elemento de destaque e conexão.