Artesian celebra sua jornada rumo aos 50 anos e inicia nova era sob liderança de Doriane Hadas Abage
- Por On.TheList
A Artesian, indústria moveleira com quase cinco décadas de trajetória, vive um momento de transformação. Fundada por Dorival Hadas, empresário reconhecido por sua visão pioneira, curiosidade e capacidade de antecipar tendências ao trazer referências da Europa e dos Estados Unidos, a marca consolidou-se como um dos nomes mais consistentes do setor no país.
Com duas plantas industriais, sendo a sede localizada atualmente em Campo Largo, Paraná, e a outra em Santa Catarina, a empresa emprega mais de 300 colaboradores, muitos deles com décadas de dedicação. A robustez fabril se reflete em uma cadeia produtiva completa e verticalizada, que vai da marcenaria à metalurgia, da fibra à pintura eletrostática, da usinagem CNC à prensa. Hoje, a Artesian produz em média 2.500 peças por mês e atende cerca de 70 pedidos mensais, incluindo grandes corporações como shoppings da BR Malls, redes hoteleiras como a Slaviero e grupos de gastronomia como Madero e Coco Bambu.
Uma nova liderança
Após o falecimento de seu fundador no primeiro ano da pandemia do Covid-19, a gestão da Artesian foi assumida por sua filha, Doriane Hadas Abage, engenheira mecânica que cresceu dentro da fábrica e trouxe para a companhia um olhar de precisão técnica, processos industriais e, agora, valorização do design autoral. “Me dedico integralmente ao negócio e minha prioridade é pensar os próximos 50 anos da empresa, com um posicionamento mais arrojado, conta a CEO.
Sob seu comando, a empresa preserva o controle sobre a produção e a cultura de excelência, ao mesmo tempo em que se prepara para ampliar o alcance da marca.
A estreia da diretoria criativa
Para marcar a nova etapa, Doriane nomeou em 2025 a designer Ana Penso como sua primeira diretora criativa. Reconhecida por seu olhar de curadoria, Ana chega para estruturar a linguagem de marca, ampliar conexões e inserir a Artesian no circuito contemporâneo do design. Sua estreia é a coleção Ópera, com 18 peças, sendo três em colaboração com a Minith Design Rochas, empresa paranaense, localizada na cidade de Pato Branco.
Inspirada na Ópera de Arame, cartão-postal de Curitiba, a coleção foi concebida em metal, com estética limpa e descomplicada, ecoando a tradição da Bauhaus. “Não sou adepta do modernismo, mas bebo na fonte da simplicidade. Decidi estrear com a apresentação de uma coleção funcional e com rápida produção, que conversasse com o mercado corporativo e com a nossa capacidade produtiva”, explica Ana.
A diretoria criativa também reforçou o time com a chegada do designer Patrick Afornalli, novo gerente industrial e especialista em processos fabris. A estrutura industrial foi renovada com maquinário de última geração, como a CNC de cinco eixos, comparada a uma impressora 3D pela rapidez e precisão, além das primeiras iniciativas de sustentabilidade, incluindo o reaproveitamento de resíduos de espuma e metal em projetos especiais.
Além de Ópera, a Artesian lançará coleções mensais, com diferentes formatos e complexidades. Terrazzo, com apenas três peças, já está programada para a sequência, assim como Gaia, uma peça única, imponente e de grande complexidade técnica. O modelo de lançamentos contínuos permitirá abastecer a produção com novidades, renovar catálogos e manter a marca em diálogo constante com o mercado.
A presença em mostras e eventos também faz parte da estratégia de reposicionamento. Em 2025, a Artesian marca presença na CASACOR Ribeirão Preto, reforçando sua conexão com o mercado de arquitetura, e também na Mostra Black de Curitiba, até 25 de novembro. “Na capital paranaense estamos presentes em dois ambientes, na fachada, com duas poltronas escultóricas, e no restaurante assinado por Cássio Robledo para a SPOT Gastronomia”, conta a diretora.
Inovação e parcerias
Entre os destaques recentes, a marca paranaense participou do Prêmio Bom Gourmet para criar uma instalação artística para a edição de 2025, cujo tema foi Gastronomia Surreal. “Produzimos uma gaiola monumental de cinco metros de altura por três de diâmetro, de onde “voam” cadeiras da coleção Ópera, destacadas por “asas” desenvolvida com sobras metálicas da fábrica. “Esse convite representou uma grande oportunidade para apresentarmos nosso potencial criativo a um público estimado de 1.400 profissionais do setor gastronômico.
Próximos 50 anos
Os planos de futuro envolvem não apenas ampliar a presença no mercado nacional, mas também inserir a Artesian em agendas de design nacionais e internacionais já a partir de 2026. “Nossa estratégia está pautada pela oferta de design não apenas como produto, como em experiências, transformando o mobiliário em um ativo de branding para clientes e parceiros”, conclui Ana Penso.
Sobre a Artesian
A Artesian é uma indústria moveleira brasileira rumo aos 50 anos de atuação, sediada em Campo Largo, Paraná, e com unidade em Santa Catarina. Com mais de 300 mil colaboradores e cadeia produtiva verticalizada - marcenaria, metalurgia, fibra, pintura líquida e eletrostática, usinagem CNC e prensa -, a empresa é referência em soluções para os segmentos de hospitalidade, gastronomia, mercado corporativo e imobiliário. Em 2025, inaugurou sua diretoria criativa, sob liderança de Ana Penso, para consolidar o design autoral como vetor de valor e diferenciação.