Travel

Dicas básicas para quem quer conhecer os lençóis maranhenses

- Por Marcos Slaviero Dicas básicas para quem quer conhecer os lençóis maranhenses

Em agosto de 2021 fui conhecer os lençóis maranhenses. E minha primeira dica pra quem quer ir é escolher uma data entre junho e setembro. Em algumas épocas do ano as lagoas esvaziam. Esses meses que falei são os melhores para ir.

Dica dois. Incluímos no roteiro Atins e Santo Amaro, porque me falaram que eram muito diferentes as lagoas. Confesso que não achei. Então sugiro ir apenas para uma das cidades. Atins tem estrutura melhor, é rústico, sem asfalto, mas tem pousadas e restaurantes melhores.

Todos os passeios que fizemos foram fechados com as agências das próprias pousadas em que estávamos.

Custos incluindo transfers, passeios e pousadas: 4k por pessoa sem contar comida e passagem aérea.

O roteiro que fiz com minhas amigas.

Pousamos em São Luís do Maranhão e de lá pegamos um transfer para Barreirinhas, onde dormimos. No dia seguinte fizemos um passeio de barco pelo Rio Preguiça. É lindo e vale a pena. Pode ir como fomos, direto, com as malas no barco. Tranquilo.

Daí fomos pra Atins. Nos hospedamos na pousada Vila Ati, a melhor da região. Boa estrutura, com piscina, bom restaurante e quartos confortáveis (duplos, triplos e quádruplos). São poucos chalés, tem que reservar com antecedência. Foram 4 noites em Atins, aproveitamos bastante. Vou numerar os dias aqui.

Dia 1

Curtimos a pousada e a piscina, pois chegamos mais tarde.

Dia 2

Acordamos cedo, saímos 9h pro passeio das dunas em caminhão aberto. Cabem 10 pessoas. Paramos em 3 lagoas, depois em um restaurante para almoçar, depois mais 3 lagoas, em uma delas vimos o pôr do sol. As lagoas são lindas, incríveis, águas quentes e translúcidas, em tons que variam de verdes a azuis. Cada uma tem uma cor única.

Dia 3

Acordamos cedo pra curtir a praia de Atins. Uma delícia. Tem que atravessar um rio de barco pra chegar. O barqueiro cobrou 20 reais por pessoa ida e volta. Lá comemos e bebemos na Barraca Fox do Rio. Super rústico e gostoso tudo. Recomendo.

Às 15h fizemos o passeio de quadriciclo, o que mais gostei na viagem. Diferente, legal, é você quem dirige seu quadriciclo pelas dunas. Vai até o fim da tarde. Vimos o pôr do sol nas dunas. Lindo.

A noite fizemos o passeio para ver os plânctons. Tem que ser feito a noite e vale a título de curiosidade. Não é o principal da viagem.

Dia 4

Fizemos um passeio no fim de tarde para ver a revoada dos guarás. Vai de barco até a baia e fica vendo os guarás chegando. São lindos, cor linda, o motivo da cor é a comida. Eles comem caranguejo.

Essa foto é no restaurante Relva, que tinha sido inaugurado há 2 dias. Amamos. Delícia de lugar com ótima comida e atendimento.

Dia 5

Pedimos late checkout e curtimos a pousada. Pegamos o barco para Barreirinhas e enquanto esperávamos o transfer para Santo Amaro fizemos um sobrevoo de avião pelos lençóis. Eu amei. É muito bonito. Mas é caro.

Chegamos em Santo Amaro depois de 2h de viagem. Ficamos na pousada Rancho das Dunas. Simples, rústica, mas muito gostosa. Adorei o restaurante. Aliás comemos bem todos os dias, ótimo atendimento em todos os lugares que fomos. Quem gosta de frutos do mar vai amar a comida.

Dia 1

Passeio com caminhão. Bem parecido com o de Atins. Paramos em 3 lagoas, paramos pro almoço e depois mais 3 lagoas.

Dia 2

Antes de ir embora aproveitamos o rio que passa pela posada, tem standup, e a piscina. Depois do almoço pegamos o transfer para São Luís. Levamos 4h para chegar.

Fomos direto pro hotel, jantamos em um restaurante perto do hotel e no dia seguinte, já cedo, pegamos o voo de volta para casa.

Tem muitas fotos lindas, vou incluir uma galeria aqui.

Passeio pelo Rio Preguiça no barco rumo a Atins
Piscina da Pousada de Atins
Primeiro passeio nas dunas de Atins
Atins
Praia de Atins
Praia de Atins
Restaurante Relva
Relva em Atins
Praia de Atins no Maranhão
Passeio de quadriciclo nas duunas
Parada em um lençol no meio do passeio de quadriciclo
de quadriciclo nas dunas
Atins, Maranhão
de quadriciclo a caminho do por do sol
na praia de Atins
praia de Atins, Maranhão
Maranhão
revoada dos Guarás no Maranhão
Guarás
Com as amigas no Maranhão
Minha turma
sobrevoo de avião pelos lençóis
da janela do avião
a vista dos lençóis de cima
pousada em Santo Amaro
Passeio das lagoas de Santo Amaro
A cor da água é maravilhosa
Santo Amaro, Maranhão
lençóis maranhenses
por do sol nos lençóis
Por do sol em Santo Amaro