Eat

Gosta de Avocado? A fruta é destaque no cardápio do Nuu Nikkei em Curitiba

- Por On.TheList Gosta de Avocado? A fruta é destaque no cardápio do Nuu Nikkei em Curitiba

A temporada de avocados está chegando, e com ela a oportunidade de saborear pratos de alto padrão feitos com essa fruta. Espécie de abacate, sua safra brasileira começa no fim de janeiro e vai até setembro, com um bom período para aproveitar em receitas originais. Restaurantes como Nuu Nikkei, que mescla referências das cozinhas peruana e japonesa ao toque criativo contemporâneo, apresentam diversas criações que levam esta fruta, destacando suas principais características como a textura mais cremosa e sabor mais leve. 

A espécie Hass, conhecida como Avocado, foi criada nos Estados Unidos como híbrido de variações de abacates mexicanos e guatemaltecas. A polpa do Hass é mais esverdeada e aveludada, e esta versão da fruta chega a ter 10% menos calorias de outros tipos de abacate, é rico em gordura boa (marcado ainda pela textura mais cremosa) e fonte de antioxidantes e de vitaminas A, B, C e E.

 

No Nuu Nikkei, as receitas destacam essas características. O Avocado Nikkei traz a fruta combinada a um tartar de salmão ao molho sweet spicy miso, quinoa crocante e chips de gioza. A união de referências latinas e nipônicas nesse prato original o tornam uma composição única, uma das entradas frias mais pedidas. Outra entrada de sucesso, uma das mais recentes do menu, é o Polvo Olivar: o polvo é selado e servido ao molho de azeitona preta com ragu de pimentão, creme de avocado e crocante olivar (massa feita à base de azeitonas em seu próprio caldo). 

Clássico peruano, o Ceviche tem uma releitura interessante com o Ceviche de Atum. O prato leva este peixe cru, marinado em limão, e preparado com avocado, caviar wasabi, nori ao molho asiático ponzu e crocante andino. Os clássicos sushis makis (com arroz na parte de dentro e enrolados com alga) são revisitados de forma original na casa, como o Polvo Ao Olivo, que traz camarão empanado com avocado, finalizado com tartar de polvo e molho de azeitona. Outra criação do chef Carlos Alata é o Calarmar Croc: um maki de atum e avocado, que leva ainda na parte externa do sushi um chicharron de lula ao molho oriental. E o Nikkei Nuu traz camarão empanado, avocado e queijo cremoso, com atum ao molho huancaina por fora.

 

O avocado também está presente em uma entrada quente do restaurante. Com toque inspirado na cozinha mexicana (terra natal de boa parte das variedades de abacate), o Taco Nuu Style traz um taco ao molho Nikkei com creme de avocado, cogumelos, tortilla artesanal de trigo, nori e uma proteína, que pode ser mignon ou pato. Os tacos são servidos em três unidades. 

O Nuu Nikkei funciona de terça-feira a domingo para jantar, a partir das 18h, e para almoço aos sábados e domingos, do meio-dia às 15h. O restaurante aceita pedidos para entrega nesses mesmos dias e horários, pelos apps iFood e Neemo (deliveryapp.neemo.com.br/delivery/10162/menu). A casa fica na R. Fernando Simas, 333 – Mercês. Reservas e informações disponíveis no Instagram oficial @nuunikkei.

 Fotos: Jennyfer França