Daqui de Onde Estou: exposição na SOMA Galeria reflete arte contemporânea sul-americana em Curitiba
- Por On.TheList
Curitiba recebe até setembro a exposição Daqui de Onde Estou, apresentada na SOMA Galeria, que transforma o espaço em território de presença, fricção e transformação. Com curadoria de Analize Nicolini, a mostra é desdobramento da experiência iniciada em 2022, na sede da WeExhibit, em Veneza, quando o projeto instaurou um campo de escuta entre práticas visuais da América do Sul. Agora, o gesto se desloca da ideia de “daqui” para a do estar” refletindo sobre permanência e escuta como formas de resistência.
O recorte curatorial integra o projeto #CONTEÚDO+, idealizado por Analize, plataforma que mapeia criticamente a arte contemporânea sul-americana com foco em trabalhos que exploram mídias e tecnologias aplicadas à arte em sua potência estética, material e política. Em sintonia com pensadores como Joaquín Barriendos e Cuauhtémoc Medina, a curadoria recusa generalizações sobre “arte latino-americana” e afirma a América do Sul como campo crítico específico, evitando simplificações geopolíticas.
Raïssa de Góes em destaque
Convidada de agosto, Raïssa de Góes vive e trabalha no Rio de Janeiro. Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, a artista atua em artes visuais e escrita/literatura. Indicada ao Prêmio PIPA em 2015 e 2017, Raïssa apresenta obra na qual um texto é apagado letra por letra com fita corretiva, num gesto que transforma o esquecimento em resistência silenciosa. A artista estará em Curitiba nos dias 15 e 16 de agosto para conversar com o público e integrar a programação especial da mostra.
Um território de instabilidade fértil
Ao todo, 15 obras criadas entre 2023 e 2025 compõem a exposição, distribuídas em múltiplos suportes: espelho, cerâmica, néon, vídeo, fotografia, instalação e performance. Resto, risco, ruína e rastro, vetores curatoriais, atravessam as obras, criando zonas de fricção entre presença e apagamento, memória e colapso.
A mostra se organiza a partir de três perguntas que funcionam como motores de travessia: Quem pode falar e ser ouvido? Como corpos e territórios resistem? O que a arte propõe aqui e agora?
Artistas participantes e obras
Além de Raïssa de Góes, participam da mostra: Analize Nicolini, com trabalhos que convidam o espectador a refletir sobre autoria, narrativa e ciclos de contaminação entre consumo e corpo coletivo. Kamilla Nunes, com cerâmicas frágeis que propõem um espaço ruinoso para a palavra. Bárbara Oetinger, com fotografia expandida e vídeo-poema sobre fronteiras e ruínas. Ana Campanella, Luiza Baldan, Aline Natureza, Sebastián Errázuriz R. e Tony Camargo, completando o percurso com trabalhos que tensionam corpo, território e linguagem.
Serviço:
Exposição: Daqui de Onde Estou
Artista convidada de agosto: Raïssa de Góes
Agenda bate-papo com artista: 15/08, sexta-feira, às 19h, e 16/08, sábado, às 18h
Local: SOMA Galeria – Rua Marechal José Bormann, 730, Batel, Curitiba, Paraná
Período da exposição: até setembro de 2025
Entrada gratuita