Decor

9 inspirações para espaços infantis

- Por Marcos Slaviero 9 inspirações para espaços infantis

 

A 1ª mostra Kids Concept Decor surgiu em virtude da comemoração dos 10 anos da loja infantil Kids Concept. A ideia é que cada espaço do empreendimento ganhe uma nova ambientação, possibilitando que os clientes conheçam mais os produtos oferecidos.

Para criar os ambientes foram convidados profissionais renomados em arquitetura e decoração: André Panatto e Symon Hilgemberg, da Panatto e Hilgemberg Arquitetura; Ana Paula Gusso e Marina Rinaldi, da Gusso & Rinaldi Designers; Antonio Taques; Bruna Souza e Emanuella Leite, da BE. Studio Arquitetura | Design, Fernanda Viero e Keyla Kinder, da Kids Arquitetura; Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso, da Olesko & Lorusso Arquitetura e Mariana Stockler, da SP Studio.

A mostra inaugura no dia 9 de novembro e traz 9 ambientes. Cada um tem uma gestante ou criança homenageada e exibem propostas diferentes, todos apresentando as tendências de decoração e arquitetura infantis.

Quarto dos Meninos e Brinquedoteca, por André Panatto e Symon Hilgemberg

Um quarto integrado com brinquedoteca que tem um conceito super urbano e contemporâneo. Tecidos geométricos, móveis modernos e projeto luminotécnico com trilhos transformaram o espaço em um ambiente aconchegante ideal para duas crianças. O Quarto dos Meninos e Brinquedoteca tem projeto do arquiteto André Panatto e do designer de interiores Symon Hilgemberg, da Panatto e Hilgemberg Arquitetura que homenageia Cláudia Mongruel e seus dois filhos.

A brinquedoteca conta com uma casinha montessoriana, mesinha com cadeiras, tv e estantes para colocar livros e brinquedos. O mobiliário dos ambientes tem design mais lúdico, que pode ser visto na cômoda, no berço e na cama. Os tons de azul, cinza, azul e preto compõem o conceito contemporâneo do espaço.

Castelo da Princesa, por Ana Paula Gusso e Marina Rinaldi

Com inspiração nos contos de fadas das princesas e seus castelos, o ambiente possui estilo romântico, tons suaves e detalhes aplicados em dourado. A cama em formato de castelo é cercada de cones que imitam torres. A mesa central recebeu poltronas Luis XV, que vão encantar as meninas, fazendo elas se sentirem verdadeiras princesas nesse quarto . O Castelo da Princesa é uma homenagem à Charlotte, filha do casal da realeza britânica Kate e William, projetado pelas designers de interiores Ana Paula Gusso e Marina Rinaldi, da Gusso & Rinaldi Designers.

Toda a decoração é em tons de rosa, dourado e fendi e foi pensada para trazer sofisticação, delicadeza e aconchego ao quarto. Pintura feita à mão, fachada com janela, nichos e espelhos e um projeto luminotécnico com um lustre que destaca esses detalhes do ambiente foram alguns dos recursos utilizados no projeto. Um dos grandes destaques do quarto é a parede assinada pela artista plástica Glória Regina Bertolo.

Quarto de Bebê Atemporal, por Antonio Taques

Com o objetivo de criar um ambiente capaz de acompanhar o crescimento do bebê, o arquiteto Antonio Taques projetou o Quarto Bebê Atemporal, que tem a grávida Maria Victoria Barros, deputada estadual do Paraná como homenageada. O espaço tem madeira natural, laca, espelhos e vidros para trazer uma ambientação mais clássica. Os tons escolhidos também seguem esse conceito de atemporalidade: brancos, beges e crus aparecem em vários pontos do quarto.

O material em destaque desse espaço é a parede revestida de espelhos prismáticos que fazem referência ao trabalho de matelassê. O quarto também tem uma cama auxiliar e um closet bem moderno, com um toque clássico vindo do interior da cômoda. Além de bonito o ambiente possui aproveitamento dos espaços para trazer mais comodidade para quem o habita.

Quarto América do Sul, por Bruna Souza e Emanuella Leite

A cultura da América Latina foi traduzida em um quarto de bebê com atmosfera e conceito mais contemporâneos, utilizando tons claros, papel de parede com mapa-mundi, tecidos étnicos e as queridinhas lhamas que deixam esse quarto super alegre e divertido. O ambiente foi projetado pela arquiteta Bruna Souza e pela designer Emanuella Leite, do BE. Studio Arquitetura e Design, em homenagem à influenciadora digital Babi Muniz, que está grávida de seu primeiro filho.

Os móveis mesclam madeira e preto, trazendo um toque moderno, e os tons claros entram na decoração com o objetivo de trazer tranquilidade ao sono do bebê. O mobiliário escolhido para o projeto acompanha o crescimento da criança, com berço 3 em 1, possibilitando o uso por mais tempo.

Quarto Jardim Secreto, por Bruna Souza e Emanuella Leite

Alegria e muito frescor da estação mais colorida do ano foram as principais inspirações do Quarto Jardim Secreto. Os tons contrastantes do ambiente transmitem a sensação de bem estar e liberdade que é possível sentir quando se está em contato com a natureza. O projeto feito arquiteta Bruna Souza e pela designer Emanuella Leite, do BE. Studio Arquitetura e Design homenageia a grávida Maria Amin, sócia e jornalista do portal On.The List.

O estilo provençal foi escolhido para deixar o ambiente mais romântico. Ele está presente no mobiliário com acabamento em folha de prata que faz composição com as cores rosa bebê, marsala e verde pastel, que aparecem nos detalhes lúdicos para relembrar da infância e também de como é possível criar um imaginário de fantasia mesmo no mundo real. O quarto ainda tem uma balança de cordas com folhagens, tricô e papéis de parede com estampas de pássaros, flores e linho marsala.

Quarto Picadeiro, por Bruna Souza e Emanuella Leite

Inspirado nos picadeiros circenses, traduzido em uma atmosfera e conceito montessoriano, o Quarto Picadeiro teve seu ambiente planejado de forma lúdica e com tons mais escuros e vivos, que trazem mais alegria e interação para as crianças. Com projeto desenvolvido pela arquiteta Bruna Souza e pela designer Emanuella Leite, do BE. Studio Arquitetura e Design, o ambiente foi divido em duas atmosferas e homenageia o pequeno Luiz Fernando Klaime de Souza.

No primeiro ambiente estão o armário, a cama Montessori e uma bancada em módulos, todos com altura e dimensões adequadas para o tamanho de uma criança, deixando o espaço mais confortável e aconchegante para os pequenos. Passando o primeiro ambiente, já se vê um portal que remete ao palco de um circo, com cortinas vermelhas. Dentro desse ambiente existe uma área especial para brincar, com armário de fantasias, futton e mesinha, também projetados para manter o método montessoriano escolhido para o quarto.