Decor

5 projetos de home offices pra inspirar quem trabalha em casa

- Por Marcos Slaviero 5 projetos de home offices pra inspirar quem trabalha em casa

Trabalhar em casa é uma tendência, mas pra dar certo, além de alguns cuidados e empenho em separar as coisas, ter um cantinho bacana é imprescindível. O consultor de negócios Leonardo Beling, da GGV Consultoria Empresarial, considera que o primeiro passo para quem deseja obter resultados trabalhando via home office é conseguir separar a vida pessoal da profissional. “Quando se está em casa, são muitas as tentações que podem fazer você perder o foco. A facilidade de contato com parentes, a geladeira próxima, o sofá da sala acessível, o animal de estimação perto, entre outas situações, podem prejudicar o nível de produtividade do trabalho”, explica.

Por isso é fundamental ter espaço suficiente para trabalhar com liberdade, mantendo o ambiente o mais organizado possível e tendo muita disciplina para executar as tarefas diárias. 

Confira 5 projetos de home office para inspirar a criar ou ajeitar o seu! 

Aproveite o espaço

É preciso ter privacidade, mas não se trancar em ambientes totalmente fechados. Evite locais muito pequenos, que não possuam janelas ou que sejam atravancados por inúmeros objetos. Você precisa de espaço para seu corpo e sua mente fluírem. Este modelo de home office, apesar de compacto, conta com espaço suficiente para trabalhar.

Projeto assinado pelo Studio Boscardin.Corsi. Crédito: Eduardo Macarios. 

É preciso ter conforto

Providencie uma cadeira ou poltrona adequada para trabalhar, que seja muito confortável. Antes da compra, sente-se nela, manuseie suas funcionalidades e faça todos os testes para garantir que está fazendo a escolha certa. O desconforto no trabalho pode gerar estresse e desatenção, por isso, cuidado com a postura!

Projeto assinado pelas arquitetas Clarice e Simone Volpi, da Volpi Arquitetura. Crédito: Nenad Radovanovic. 

...E luz, muita luz!

Aproveite a luz do sol para trazer um pouco da natureza para o ambiente de trabalho. A iluminação externa colabora para o despertar e a disposição dos seres humanos, uma vez que os raios solares ativam endorfinas no cérebro. Consequentemente, você fica mais ativo. Na falta de amplos fechamentos em vidro e grandes vãos de aberturas que aproveitem a iluminação natural, como as desse projeto, providencie uma iluminação artificial adequada.

Projeto assinado pelas arquitetas Clarice e Simone Volpi, da Volpi Arquitetura. Crédito: Nenad Radovanovic. 

Deixe o ambiente com a sua cara!

Você precisa se identificar com seu ambiente de trabalho, o espaço deve imprimir traços da sua personalidade. No décor, aposte em objetos de estima e itens que vão fazer você se sentir bem. Estando cercado das coisas que gosta, com certeza você terá muito mais motivação para trabalhar!

Projeto assinado pelas arquitetas Clarice e Simone Volpi, da Volpi Arquitetura. Crédito: Nenad Radovanovic. 

Aproveite o aconchego do lar com sabedoria

A madeira é um dos padrões que mais transmitem conforto e aconchego, sem perder a sofisticação. Por que não aproveitar a intimidade que seu lar oferece para trabalhar do seu jeito? Sim, é importante trabalhar com uma roupa confortável, mas que transmita uma atitude profissional para si mesmo e para os outros. Você (e seu home office), precisam estar sempre preparados para uma eventual reunião de última hora.

Projeto assinado pelas arquitetas Clarice e Simone Volpi, da Volpi Arquitetura. Crédito: Nenad Radovanovic.