Decor

O lar ideal para quem tem pets em casa

- Por Marcos Slaviero O lar ideal para quem tem pets em casa

Quem tem um animal de estimação sabe o quanto eles precisam de espaço para brincar e gastar as energias necessárias. Isso é essencial para o bom convívio, pois muitas vezes o comportamento muito bagunceiro ou agitado é apenas falta de atividade, e também para o desenvolvimento e para manter a saúde em dia.

A arquiteta Ana Johns, do escritório Ana Johns Arquitetura, desenvolveu um projeto para um cliente que mora em apartamento e tem quatro gatos. Integrado ao projeto de interiores, uma espécie de playground foi desenvolvido para que os animais possam brincar sem sair de casa. Segundo a arquiteta, quando se fala em quatro gatos na casa, a estratégia é pensar em espaços para eles em conjunto com o projeto, desde a concepção do layout. Assim, os móveis fazem sentido e conversam com a estética e funcionalidade planejada para o projeto como um todo. Alguns elementos importantes devem ser pensados, levando em conta a área necessária para os bichanos. “É importante entender o espaço que o pet vai precisar. Sendo um gato, pensamos na criação deste espaço utilizando o elemento altura, por exemplo, por eles conseguirem e gostarem de escalar. Também é importante pensar no melhor piso, nos tecidos, tipos de tapete, tudo de acordo com o seu pet, para conseguir a melhor solução para todos.” afirma.

Com relação ao mobiliário, Ana revelou que 95% dos móveis foram planejados, contemplando a funcionalidade e otimizando a área do apartamento. Na divisória entre a sala e cozinha, por exemplo, foi colocado um móvel que é um volume inteiro, onde na parte de cima tem portas com prateleiras. Abaixo da TV também tem um espaço útil, com uma porta de tombar. O painel gira para que seja possível aproveitar o espaço de trás. O canto alemão foi outro local pensado para otimizar espaço, tanto na disposição da mesa, sendo possível receber mais pessoas e ter uma melhor circulação, quanto no uso da base do banco servindo como baú. “Alguns cuidados foram tomados, levando em conta a preocupação com os animais. Os móveis vão todos até o chão ou estão suspensos. Não foram usadas portas de correr, para que eles não abrissem nenhum armário e os tecidos usados são com uma trama mais fechada que dificulta para o gato arranhar”, completa a arquiteta.

O móvel onde fica o playground foi pensado em conjunto com o canto alemão, para que de forma simples, fosse criado um vão entre a parede e o seu banco. Para ter acesso para limpeza e manutenção, o painel foi projetado com portas com abertura de dois cliques. Visualmente é um painel, mas na realidade são várias portas basculantes. No espaço que ficou livre entre o painel e a parede foram instalados acessórios para os gatos, que fazem um caminho de acesso na parte de baixo da lateral até o topo, onde tem uma saída que vai de encontro com uma prateleira, também colocada para os gatos na parede do lado.  

Serviço:

 

Ana Johns Arquitetura

Rua João Kososki, 357, Ecoville, Curitiba – PR

www.anajohnsarquitetura.com.br