Decor

6 quartinhos de criança para sonhar ou se inspirar

- Por Marcos Slaviero 6 quartinhos de criança para sonhar ou se inspirar

A Ludique Arquitetura foi criada especialmente para desenvolver um novo conceito em ambientes voltados para bebês, crianças e jovens, onde eles possam se desenvolver de maneira mais autônoma, divertida e feliz.

A proposta da Ludique, tanto como loja, quanto como arquitetura, é criar projetos que despertem o interesse na criança/jovem em valorizar seu espaço, como dormir em seu próprio quarto e adquirir senso de organização e autonomia.

 “Queremos que o cantinho dos pequenos seja inspirador, lúdico e seguro, onde sintam-se acolhidos e estimulados”, conta Bianca Caron Decker, arquiteta e sócia da Ludique.

Segundo ela e a sócia, a também arquiteta Maria Fernanda Bagatin, o segredo de um bom projeto é identificar o que desperta prazer, alegria e encantamento na criança e no adolescente pelo ambiente, buscando integrar as necessidades e desejos da família.

A Ludique Arquitetura executa o projeto ou reorganização de espaços infanto-juvenis, além de criar mobiliário com design decorativo e moderno, priorizando soluções rápidas e criativas.

Assim o serviço vai desde uma simples REORGANIZAÇÃO com toques de décor até um PROJETO/REFORMA mais elaborado, com personalização e detalhamentos de marcenaria, projeto luminotécnico e de forro. Passando por uma REPAGINADA, mudando alguns móveis de lugar e trocando os acessórios de decoração.

O quarto das crianças é muito mais do que um cômodo da casa, ele é o mundo dos pequenos, o lugar onde eles vão passar boa parte da infância, crescer e se desenvolver. Por isso, devem ser pensados com muito carinho e cuidados nos mínimos detalhes.

Nossos projetos sempre levam em consideração móveis que vão se adaptando ao longo do crescimento, como camas que aumentam de altura e berços desmontáveis.”, conta Bianca.

Um quartinho especial projetado para duas irmãs inseparáveis. Reproduzimos a fachada de uma “casinha” de boneca que abre o espaço de dormir das duas meninas. Os tons pastéis predominam deixando tudo suave e acolhedor. Anexo ao quarto temos o espaço de estudar e brincar, seguindo a mesma linguagem cheia de ternura e personalidade, onde tudo tem seu lugar permitindo fácil organização.

Foto: Eduardo Macario

Neste projeto para um bebê menino, trabalhamos a base neutra com um toque de cor (no caso amarelo), pensando num quarto que pode se adaptar ao longo da vida sem grandes alterações. Para melhor aproveitamento de espaço, ao invés da bicama optamos por um gavetão para guardar cobertas e o futon dobrável faz a vez da bicama e pode ser utilizado para diversos momentos, do dormir ao brincar. A luminária aos fundos é a maravilhosa Gepeto, da Ameise Design. Enxovais da espera neném, feitos personalizados (tudo na Ludique).

Foto: Marcelo Stammer

Essa brinquedoteca para dois irmãos de 2 e 4 anos apaixonados por super-heróis permite que a brincadeira role solta. Com espaço para todo tipo de brinquedos e ao alcance das crianças, a organização depois fica fácil, pois os gavetões e armários comportam muita coisa!! O futon no meio do quarto, em frente à TV, permite espaço para leitura e para jogarem videogame. Como são muitos carrinhos hot wheels, foi projetado uma parte do móvel com nichos exclusivos para acomodar toda a coleção.

Foto: Marcelo Stammer

Este quarto lindo, apesar de compacto, conseguiu reunir tudo necessário para a bebê: berço, cama de apoio, trocador e poltrona de amamentação, além de um ótimo armário. Como usualmente fazemos, foi projetado para ser versátil de acordo com o crescimento da criança, se adaptando a todas as fases sem mudanças drásticas na sua estrutura.

Foto: Marcelo Stammer

Este quarto foi projetado para um menino de 11 anos apaixonado por futebol, porém sem ficar estereotipado nem enjoativo com o tema. Já pensado para ser aproveitado na adolescência e vida adulta, o futon contíguo à cama virou o lugar preferido para leitura ou para quando recebe os amigos para brincar.

Foto: Marcelo Stammer

O quarto desta bebê é cheio de personalidade e mostra que podemos entrar com cores escuras como preto e cinza chumbo, dando um toque moderninho sem perder o romantismo. Nas paredes ao invés de papel optamos por adesivos que deram um super up no decor.

Foto: Marcelo Stammer

Serviço:

Ludique

Rua Euclides da Cunha, 828, Curitiba

@ludiquedesign