Decor

6 cozinhas funcionais e cheias de estilo

- Por Marcos Slaviero 6 cozinhas funcionais e cheias de estilo

A tendência de integrar ambientes fez com que a cozinha se tornasse um ótimo lugar para receber família e amigos, e não mais apenas para cozinhar. Por isso, hoje é fácil encontrar variedade de mobiliário e itens que podem adicionar estilo e facilidade ao ambiente. As coifas se aliam estilo e praticidade, assim como as bancadas, voltadas para preparar os pratos e também para consumi-los de forma mais dinâmica. Caso a cozinha seja planejada, a otimização do espaço é ainda maior.

Confira 6 projetos de cozinhas contemporâneas e se inspire. 

Fresh & cool

Com salas de estar e jantar integradas à cozinha, os arquitetos Ana Carolina Boscardin e Edgard Corsi, do Studio Boscardin.Corsi, realizaram a delimitação do ambiente gastronômico por meio da instalação de uma bancada de refeições rápidas. Para valorizá-la, as banquetas Masters, de Phillippe Starck, foram posicionadas de forma descentralizada. A forma orgânica das peças equilibra a estética neutra e racional da bancada. Outro destaque fica para o frontão em granito.

 

Foto: Eduardo Macarios

 

Inspiração americana

Assinado pelo BE. Studio Arquitetura e Design, o projeto se destaca pela otimização de espaços no pequeno imóvel. O apartamento foi projetado para um jovem casal formado por um engenheiro civil, que gosta de surfar, e por uma secretária executiva, que adora cozinhar, ambos amam receber convidados em casa para confraternizar. Elaborado a partir de um mix de conceitos, a inspiração surgiu das casas americanas, mesclando elementos dos estilos navy e nórdico para deixar a cozinha aconchegante.

Foto: Abori Ribeiro

 

Brilho e glamour

Para reforçar o aspecto da cozinha como estrela da casa, Taciana Nakalski iluminou o ambiente com as pastilhas no lindo tom rose gold. A arquiteta priorizou enriquecer os detalhes e explorar tendências no ambiente. A arquiteta realizou a reforma do projeto de interiores da residência de 500 m² para favorecer a integração dos ambientes.

Foto: Lucas Ferreira

 

Mix de texturas

A cozinha também com predominância do branco projetada pela arquiteta Samara Barbosa abusa do contraste do contemporâneo do metal com os azulejos repaginados com relevo. A integração se evidencia pela ausência de parede e pela continuidade do porcelanato.

 

Foto: Marcelo Stammer

 

Amadeirado

Com layout voltado para o centro da casa e vista para um belo jardim, a cozinha é o coração da residência de 440 m². A arquiteta Andréa Benthien optou pelo porcelanato que imita madeira para agregar aconchego a um dos ambientes preferidos do proprietário. Embora esteja localizada no centro da residência, a coifa dupla permite a utilização da cozinha sem medo. Enquanto o uso das pastilhas de inox confere um ar de modernidade ao projeto.

 

Foto: Rodrigo Ramirez

 

Clean 
Abusando da alvidez do branco, a arquiteta Viviane Loyola projetou a ampla cozinha para um jovem casal, pais de gêmeas pequenas.  A profissional optou pela praticidade do porcelanato, utilizado tanto nas paredes como no piso. O resultado foi um projeto clean, com amplitude e ótima iluminação.

 

Foto: Marcelo Stammer