Receita Carbonara perfeito da chef Claudia Krauspenhar

24 de junho de 2019 - Por On.TheList

O segredo para fazer a Pasta alla Carbonara perfeita está na cremosidade. A receita leva poucos ingredientes: gema de ovo, queijo, guanciale ou pancetta curada e pimenta do reino; mas para chegar ao ponto certo do molho é importante estar atento a alguns detalhes.

De acordo com a chef do K.sa Restaurante, Claudia Krauspenhar, o mais importante é saber controlar o fogo. “A temperatura faz toda a diferença para chegar ao resultado desejado. Se o fogo estiver alto demais, a gema pode cozinhar e ficar com aspecto de ovo frito, aí é preciso recomeçar a receita do zero”, explica a chef.

Em seu restaurante em Curitiba, Claudia segue o preparo tradicional do spaghetti à carbonara, e traz seu toque pessoal na finalização do prato colocando uma gema curada sobre a massa.

Para o molho ficar perfeito, ela indica misturar a gema e o queijo antes de colocar na panela. Outro ponto essencial é usar um queijo de boa qualidade, de preferência Pecorino ou Grana Padano. E, para quem gosta, outra dica valiosa da chef é optar pelo ovo caipira, já que a gema tem uma coloração amarela mais vibrante.

Confira o passo a passo da receita servida por Claudia no K.sa e bom apetite.

Ingredientes:

200 gramas de espaguete grano duro

50 gramas de pancetta ou guanciale

100 gramas de queijo pecorino

8 gemas

sal a gosto

pimenta do reino a gosto

Para a gema curada:

150 gramas de açúcar

150 gramas de sal

2 gemas para a finalização

Modo de preparo:

Em uma panela funda, cozinhe a massa em 2 litros de água e acrescente 2 colheres de sopa de sal.

Enquanto isso, em uma frigideira de fundo grosso, refogue a pancetta em fogo médio para ela soltar a gordura natural. Separe uma pequena quantidade para a finalização do prato.

Adicione à frigideira com a pancetta já refogada 3 conchas da água do cozimento da massa. Escorra a massa e acrescente à frigideira também.

Em outro recipiente misture as gemas com o queijo ralado fino e tempere com pimenta do reino moída na hora.

Acrescente a mistura à frigideira aos poucos sem parar de mexer. O ideal é deixar o fogo o mais baixo possível ou até afastar um pouco a panela para que a gema não cozinhe e apenas incorpore à água.

Mexa o molho, em fogo baixo, até ficar cremoso e não escorrer do spaghetti.

A chef finaliza o prato com uma gema curada, opcional na receita. Para curar a gema, misture o sal e açúcar e deixe a gema imersa por 30 minutos.

Depois é só retirá-la e para finalizar.
Finalize com os pedacinhos de pancetta, pimenta do reino à gosto e a gema curada.

Tempo: 20 min de preparo

Rendimento: 2 pessoas

Nível médio de dificuldade: fácil

Sobre o K.sa Restaurante: Novo empreendimento solo da chef Claudia Krauspenhar, em Curitiba (PR). O nome escolhido revela a essência da chef para o local: receber com alegria e fazer com que o cliente sinta-se à vontade num ambiente confortável, com pratos da culinária contemporânea preparados com muito respeito às bases clássicas da gastronomia internacional. A chef é formada em Gastronomia pelo Centro Europeu e recebeu o prêmio Chef Revelação pela Veja Curitiba-2008. Ela tem passagem por restaurantes renomados como Edvino, Due Cuochi-Cidade Jardim onde estagiou com os chefs Ivo Lopes e Paulo Barros, e no Vino! com o Chef Rodrigo Martins. No final de 2016 assumiu a cozinha do Vin Bistro com o propósito de imprimir a sua essência. Agora em 2019, como única proprietária do local inicia um novo capítulo em sua carreira à frente do K.sa. www.restauranteksa.com.br

 

 

PKB PKB PKB