Dicas para não errar na compra de móveis planejados

25 de outubro de 2019 - Por On.TheList

Se você está pensando em comprar uma nova casa e deseja mobiliá-la de maneira personalizada, a melhor opção sem dúvida é optar pela compra de móveis planejados.

Além de serem bonitos e bem distribuídos, os modelos planejados se adaptam perfeitamente aos cômodos da casa, tornando a sua estrutura muito mais adequada.

Anteriormente, a compra de móveis planejados era vista como um alto investimento, de modo que poucos proprietários decidiam por essa opção.

Mas, atualmente, eles se tornaram mais acessíveis, e são vistos como uma alternativa viável pelos proprietários de imóveis, principalmente porque uma das maiores características dos móveis planejados é a sua qualidade.

Assim, tanto quanto o mercado da construção civil que está em alta com a inauguração de um grande número de prédios, o de móveis planejados vem crescendo paralelamente, agregando maior valor a um imóvel.

Características dos móveis planejados

Os móveis planejados possuem características bastante peculiares, pois eles são desenvolvidos para agradar aos seus compradores de maneira individual.

Apesar de muitas das coleções expostas nas lojas possuírem um padrão de decoração e de tamanho, a grande maioria deles pode ser personalizado, atendendo ao gosto, mas principalmente, à necessidade de cada cliente.

É por isso que, algumas vezes pode parecer que aquele produto está acima do preço de mercado, mas é preciso avaliar alguns elementos como:

  • A qualidade do material utilizado;
  • A durabilidade do móvel;
  • A personalização de um item;
  • Os tipos de acabamentos utilizados;

A qualidade do material utilizado na fabricação do móvel diz respeito, principalmente, à sua durabilidade. É preciso investir na escolha de bons materiais para que o produto seja confeccionado de maneira adequada.

Isso pode ser tão importante quanto a escolha de eletroduto pead utilizada para proteger a fiação de uma casa. Afinal, quanto menos o item demandar reparos, maior será o seu tempo de vida útil.

Além disso, a personalização de um móvel faz com que ele demande alguns custos operacionais maiores. Uma produção em escala normalmente é mais em conta porque não há a confecção individual, como é no caso dos móveis planejados.

Então, se um cliente opta por mobiliar a sua casa com os modelos planejados, certamente está fazendo uma escolha personalizada e exclusiva.

O acabamento de um móvel planejado também influencia nas suas características. Isso porque a cor, estampas ou finalizações dependem da escolha do cliente, resultando em um produto único.

Levando em conta as características mencionadas, é possível ter maior conhecimento no momento da compra dos seus móveis planejados, escolhendo o que for mais conveniente para a sua casa.

Como não errar na compra de móveis planejados?

Assim como na compra de móveis convencionais, algumas pessoas podem cometer erros na escolha dos seus planejados, já que eles são modelos mais específicos.

Sendo assim, é importante seguir as dicas abaixo para que a sua compra seja mais acertada e tranquila.

  1. Não investir em móveis planejados por receio do valor é um erro

Os móveis planejados são investimento cada vez mais acessíveis, e precisam ser levados em conta durante o processo de mobiliar uma residência.

Por isso, antes de optar por comprar móveis convencionais, é importante realizar uma pesquisa prévia, comparecendo em lojas de moveis planejados campinas sp ou em outras regiões, de modo a buscar orçamentos.

Outra opção é a de agendar uma visita técnica para que um profissional habilitado possa oferecer uma análise mais precisa sobre seu imóvel, indicando as melhores soluções para cada cômodo da sua casa.

Desse modo, você pode mobiliar os seus cômodos escolhendo os modelos mais apropriados de acordo com o seu orçamento.

  1. As medidas precisam ser tiradas por um profissional

Para tirar medidas perfeitas para um móvel planejado, é preciso contar com a visita técnica de um profissional capacitado para essa função.

Isso porque tirar as medidas sem um conhecimento técnico prévio pode gerar transtornos no momento da instalação dos móveis.

Sendo assim, alguns elementos internos do imóvel precisam ser levados em conta.

Em alguns casos, uma solução pode ser recorrer à substituição de uma porta convencional por uma porta de pvc de correr, para que a entrada no cômodo não seja impedida ou prejudicada.

Por isso, muitas das atividades que envolvem estruturas fixas em uma residência precisam ser planejadas previamente, evitando erros posteriores que podem demandar gastos para uma solução mais efetiva.

Assim como para a instalação das esquadrias do seu imóvel você precisou do auxílio técnico de um profissional da serralheria alumínio para medir adequadamente o local, o mesmo ocorre com os móveis planejados.

  1. É preciso se atentar para instalações elétricas e hidráulicas do imóvel

Uma casa conta com vários elementos que precisam ser considerados no planejamento dos móveis.

Tomadas e interruptores de luz dos cômodos principais, interfone e botão para abertura da trava elétrica para portão eletrônico, torneiras e ralos do banheiro e cozinha são apenas alguns exemplos de itens que podem ter o seu uso comprometido com a instalação inadequada de alguns móveis.

Por isso, é preciso levar em consideração o posicionamento desses itens, para que o móvel possa ser fabricado de maneira a deixá-los livres para alcance e utilização normais.

Até porque algumas adaptações podem ser realizadas para que não se perca a utilidade de uma tomada, por exemplo, trazendo o seu acesso para uma das superfícies do móvel.

  1. Escolher bons acabamentos

O acabamento de qualquer item faz com que ele possua uma aparência mais bonita e elegante.

Isso pode ser visto desde um piso que passa por um processo de polimento de granito até o acabamento utilizado nos móveis planejados.

A escolha de maçanetas, assim como as dobradiças e os trilhos instalados nos móveis, além de deixá-los mais funcionais, também precisam ser de boa qualidade, para que a durabilidade do móvel seja maior.

Investir na manutenção constante desses itens também é muito importante para garantir a durabilidade de um móvel. Alguns desses elementos precisam de aperto ou de lubrificação para que funcionem adequadamente, evitando atritos que podem desgastar as peças.

Assim como alguns equipamentos industriais necessitam substituir as suas juntas de vedação para flanges, é preciso estar sempre atento para trocar parafusos ou porcas que possam estar apresentando defeito, garantindo que o móvel não tenha a sua estrutura prejudicada e possa ser utilizado normalmente.

Outros cuidados também podem auxiliar na proteção do material, evitando que ele se degrada facilmente.

Na cozinha, por exemplo, você pode optar pelo revestimento dos móveis que ficarão próximos ao forno, solicitando orçamento com as firmas de isolamento térmico, para cobrir o local com o material adequado. Desse modo, você conserva o seu armário por muito mais tempo, criando uma camada protetora especial para ele.

  1. Projetar os móveis garantindo um bom espaço de deslocamento

Um dos principais benefícios do móvel planejado é poder idealizá-lo para deixar os ambientes mais espaçosos e funcionais.

Isso porque os móveis convencionais podem ser grandes demais para um determinado cômodo, atrapalhando a passagem e diminuindo o espaço útil do local.

Por isso, no momento de escolher as melhores medidas para os seus móveis, é preciso levar em consideração o tamanho do cômodo e as dimensões do modelo planejado, fazendo com que a fabricação do item seja feita de acordo com o espaço disponível para a sua fixação.

A projeção de cada um dos móveis garante um aproveitamento ideal dos ambientes da sua casa, tornando possível adaptá-los para atender às suas demandas internas.

Por isso, eles podem receber prateleiras e gavetas internamente, facilitando a guarda de objetos e de mantimentos, otimizando o espaço e permitindo uma organização mais ampla.

  1. Escolher uma empresa idônea e responsável

Escolher uma empresa séria dentro do segmento de móveis planejados, que possua boas qualificações e referências, certamente trará maior tranquilidade para você.

Para isso, você pode pedir indicações de conhecidos, visitar algumas lojas e procurar na internet boas referências sobre o estabelecimento.

Essa precaução inicial pode ser fundamental para que todo o processo de compra e de instalação dos produtos adquiridos seja mais tranquila e bem-feita.

Assim, no processo de compra você será bem atendido e poderá escolher de maneira mais assertiva os modelos que fazem mais sentido para a sua casa.

Depois, na entrega e instalação dos móveis, você terá ainda mais motivos para se sentir satisfeito, pois essa é a parte mais efetiva da sua compra.

Isso porque, quando você percebe a qualidade dos móveis e se sente bem atendido nas suas necessidades, você não apenas volta a comprar com a mesma empresa, como também a indica para pessoas próximas.

Sendo assim, as dicas oferecidas neste artigo visam auxiliar um proprietário a escolher de maneira mais acertada os móveis planejados para o seu imóvel, de modo a encontrar qualidade e soluções que atendam às suas necessidades.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

PKB PKB PKB