Conheça algumas dicas de decoração para cozinha

05 de novembro de 2019 - Por On.TheList

A decoração para cozinha de uma residência é uma tarefa bastante animadora e detalhista, envolvendo diferentes elementos na sua composição.

Seja para imóveis novos, ou para reformar o ambiente, existem opções que podem agregar valor à sua casa, deixando a sua cozinha ainda mais bonita e funcional.

A quantidade de materiais e de itens que podem fazer com que o cômodo fique do seu agrado é enorme e, por isso, é preciso selecioná-los de acordo com o estilo da cozinha.

Para isso, é possível apostar em tendências atuais de decoração, criando um espaço:

  • Com um toque clássico;
  • Com elementos rústicos;
  • Com design moderno;
  • Com uma aparência industrial.

O estilo clássico comporta tons mais neutros, móveis simples e bonitos, e equipamentos convencionais, montando um cômodo com uma aparência simpática e aconchegante.

O estilo rústico é bastante interessante, tendo como elemento principal o uso da madeira. Assim, os móveis podem ter um formato mais espontâneo, e a decoração passa um clima mais campesino.

No estilo moderno, temos itens com um design atual, onde os formatos transmitem a sensação de uma cozinha futurista. Pode-se investir em equipamentos mais tecnológicos, com cores como preto, branco ou prata.

A iluminação também pode ser um ponto forte dessa temática, apostando em refletores e lâmpadas diferenciadas.

A decoração industrial possui traços interessantes, já que a sua estrutura deixa visível alguns elementos de construção, como pedras, tijolos e sistemas de luz.

Ela também cria um ambiente descontraído, apostando em móveis de metal ou madeira, lembrando um ambiente fabril.

Independentemente do estilo escolhido, a sua cozinha pode se tornar um dos locais mais aconchegantes da casa, já que é possível investir em uma estrutura moderna e completa.

Para ajudar nessa tarefa, selecionamos algumas dicas que podem inspirar a escolha dos móveis e acessórios da sua cozinha.

Escolhendo os acabamentos da cozinha

Uma decoração bem-feita começa na própria estrutura da casa, com a idealização de um espaço amplo, complementando o cenário com a escolha de acabamentos perfeitos para paredes e piso.

Assim, se você deseja investir em uma reforma rápida na sua cozinha, para que o espaço receba novas dimensões, esse é o momento apropriado.

Algumas empresas especializadas em reformas residenciais aplicam técnicas que podem minimizar os transtornos causados pela obra na sua residência.

Isso, porque a experiência permite que esses profissionais possam derrubar e erguer uma parede simples na sua residência, assim como construir uma parede diafragma, responsável pela contenção em terrenos problemáticos.

Depois de finalizar a estruturação do cômodo, chega o momento de investir nos acabamentos.

É muito comum que as paredes da cozinha recebam azulejos, que ajudam na conservação dessas superfícies.

Diferentemente de outras épocas, os azulejos de cozinha possuem cores mais ousadas e desenhos inovadores, que deixam o local com um toque totalmente personalizado.

O piso também pode ser idealizado de acordo com o estilo que será empregado na cozinha.

Se você deseja uma aparência mais industrial, apostando na aplicação de cimento queimado, é preciso utilizar a junta de dilatação piso concreto, que impede que a superfície sofra rachaduras.

Em um estilo mais clássico ou moderno, pode-se colocar o piso porcelanato, que oferece uma superfície mais brilhante, enquanto no rústico a prioridade é um piso de cerâmica ou, até mesmo, de madeira.

Ao término da obra e da aplicação dos acabamentos, é indicado recorrer aos serviços de uma empresa de limpeza pós obra, que atua com os produtos indicados para remover o excesso dos materiais utilizados na reforma.

Assim, a sua cozinha estará pronta para a próxima etapa do processo decorativo, que é a instalação de móveis e equipamentos.

A mobília e os equipamentos para cozinha

Para mobiliar uma cozinha, você pode escolher móveis e aparelhos que atendam de maneira ideal às suas necessidades.

Ou seja, se você tem muitos utensílios e quer deixar o local bastante organizado, é preciso investir em móveis espaçosos e funcionais, que comportem os itens que você precisa guardar.

Nesse sentido, optar por móveis planejados pode ser uma boa escolha. Isso, porque eles são confeccionados especialmente para a sua cozinha, o que cria uma decoração perfeita.

Além disso, você pode escolher modelos que apresentem um estilo que harmoniza com o local. 

Muitas fábricas utilizam a fresa para madeira para desenvolver peças com acabamentos mais interessantes, desenvolvendo móveis que agradem a todos os gostos.

Os equipamentos domésticos também devem ser levados em conta, já que fazem parte da decoração. Afinal, hoje é possível escolher produtos das mais diversas cores e modelos.

Entre geladeiras, fogões e outros eletrodomésticos, você pode optar por aqueles que complementem a sua decoração, escolhendo-os nos modelos de cor preta, vermelha e até amarela.

Utensílios e acessórios diferenciados

Independentemente do estilo escolhido para a decoração da sua cozinha, existe um grande número de utensílios e acessórios domésticos para complementar o local.

Em lojas físicas ou na internet, é possível encontrar os mais variados modelos, tanto de um conjunto de panelas quanto de copos e outros recipientes.

Mesmo que você opte por realizar a compra de um conjunto de copos de vidro em uma loja online, por exemplo, a compra é segura.

Isso, porque esses itens são acomodados dentro de uma caixa com chapa de papelão ondulado separando-os individualmente. O material absorve o impacto do transporte e garante que eles cheguem intactos.

A escolha de cada um desses artigos pode seguir a linha do seu estilo de decoração, mas também podem ser adquiridos em cores e formatos neutros, tornando a compra mais fácil.

Por isso, tantos os produtos confeccionados em aço inox ou alumínio quanto aqueles feitos de cerâmica avançada podem complementar a sua decoração de maneira universal.

Iluminação e beleza no ambiente

Qualquer ambiente precisa receber a iluminação adequada para a sua utilização e, com a cozinha, isso não é diferente.

Pode ser que a sua cozinha não receba grande entrada de luz natural no decorrer do dia, sendo assim, é indicado investir em um sistema elétrico bonito e eficiente.

Utilizar lustre de modelo plafon com design elegante, pode ser uma boa opção para um estilo mais clássico.

No estilo rústico, pode ser interessante colocar luminárias trapézio ou pendentes, optando por aquelas fabricadas em madeira ou ferro.

No industrial, instalar um trilho focado, ou spots de luz, deixa o ambiente mais descolado, ornando com o resto da decoração.

Para uma cozinha moderna, pode-se apostar em luminárias com ponto focal, que trazem para o espaço uma iluminação mais centralizada.

A luminosidade pode ser um elemento essencial dentro da decoração da sua cozinha, tornando-a ainda mais bonita e aconchegante.

Outras sugestões decorativas para sua cozinha

Toda cozinha possui itens básicos, como os eletrodomésticos de uso comum e os armários que armazenam alimentos e utensílios.

Mas, todo proprietário pode optar por inovar na sua decoração, além de incluir equipamentos que podem tornar a sua rotina mais fácil.

Churrasqueiras e fornos

Instalar uma churrasqueira pré moldada na cozinha de uma família que gosta de preparar churrascos com bastante frequência, pode complementar o local de maneira interessante.

Também é cada vez mais comum que algumas casas recebam um pequeno forno a lenha, que permite o preparo de pizzas e refeições com cocção mais lenta.

Essas possibilidades valorizam o seu imóvel, além de permitir um ambiente mais completo.

Organização da despensa

Se você possui um espaço para despensa, pode organizá-lo seguindo a decoração da cozinha.

Ela pode ser totalmente de madeira, como no estilo rústico; de metal para complementar uma decoração mais industrial ou você pode pintá-la de branco, combinando com qualquer ambiente.

É importante que a despensa tenha um bom número de prateleiras, que acomodam os alimentos de maneira mais fácil.

Mas se isso não for possível, você pode utilizar algumas unidades de caixa corte e vinco, organizando o local de maneira simples.

Isso facilita o manuseio diário dos produtos, acessando-os na despensa de modo mais rápido.

Objetos decorativos

Para finalizar a decoração da sua cozinha, você pode apostar em alguns objetos que deixam o cômodo muito mais bonito e alegre.

O relógio de parede é um artigo muito presente na ornamentação de uma cozinha. Ele deve seguir os mesmos estilos de decoração dos outros itens do local, e podem ser encontrados em diferentes tamanhos e designs.

Você pode posicionar vasos e plantas no cômodo, trazendo elementos naturais para dentro da sua casa. As flores podem trazer um toque mais bonito ao espaço, deixando inclusive o ambiente mais perfumado.

Os vasinhos de suculentas são bastante interessantes, decorativos e pequenos, de modo que cabem em vários locais. Além disso, essas espécies demandam cuidados básicos e permanecem por muito tempo com uma aparência bonita.

Essas são algumas sugestões complementares, para que você possa finalizar a decoração da sua cozinha com detalhes especiais.

Por isso, as dicas mencionadas neste artigo podem ser de grande ajuda para que você possa escolher os elementos mais interessantes para o cômodo, tornando o seu espaço muito mais bonito e aconchegante. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

PKB PKB PKB