Decor

Dicas de decoração para ambientes externos

- Por Marcos Slaviero Dicas de decoração para ambientes externos

A decoração do ambiente externo de casas e apartamentos nem sempre recebe a atenção que merece. 

A maioria das pessoas direciona atenção e investimentos em decorações para as salas, quartos, cozinhas e banheiros. 

Entretanto, pensar no exterior dos imóveis também é importante e pode ser bastante recompensador.

Quintais e varandas são ótimos refúgios no cotidiano, transmitindo aconchego e conforto aos seus usuários. Paralelamente, áreas de lazer com piscina e churrasqueira fazem a diferença nas reuniões de amigos e familiares.

A decoração externa não é muito diferente da composição dos ambientes internos, já que ambas devem levar em conta as necessidades dos espaços e dos seus usuários, além dos gostos pessoais dos moradores. 

Entretanto, o fato de o espaço ser ao ar livre pode ser um pouco desafiador. Por isso, algumas dicas ajudam a descomplicar as escolhas e compor áreas externas bonitas, cheias de personalidade e funcionalidade.

Mesas, cadeiras, sofás

Ninguém vai querer ficar em um lugar desconfortável, onde não há nem mesmo onde sentar. Por isso é essencial que a área externa conte com mesas e cadeiras convidativas, ou até mesmo sofás.

Os móveis são grandes aliados nos momentos em família ou em reuniões de amigos. Eles facilitam o conforto, ajudam a deixar os convidados à vontade e ajudam a criar uma atmosfera favorável para as reuniões sociais.

Além disso, possibilitam as refeições ao ar livre, uma ótima alternativa para sair da rotina e aproveitar o ambiente externo.

Uma ideia é optar pelos móveis de madeira, que costumam contar com um tratamento especial para resistir às intempéries. 

Já no caso dos estofados, recomenda-se a contratação de um serviço de confecção de sofá sob medida SP. Assim a peça encaixa perfeitamente no local e também é feita com materiais e tratamentos necessários para a resistência desejada.

Em espaços menores, os móveis podem ser substituídos por puffs, futons ou bancos de diversos tipos, que muitas vezes também servem de mesinha de apoio.

A área de lazer é completa quando há piscina e churrasqueira, que devem ser planejadas junto à construção da casa, e contam com opções para todos os tipos de preferências e orçamentos. Nesses casos, a área externa demanda ainda mais a presença de mesas e cadeiras. 

Ao redor da piscina, espreguiçadeiras e poltronas também ajudam a compor o espaço. Assim como os móveis para varanda SP, elas devem ser impermeáveis e resistentes.

Jardins

Outro ponto interessante para uma residência, é a presença de um jardim. O espaço irá agregar eficiência e beleza para o seu ambiente. 

A área verde tem capacidade para acrescentar relaxamento e felicidade na rotina dos moradores, com a possibilidade de conexão diária com a natureza.

Quanto mais espaço disponível, maiores as possibilidades para montar um belo jardim decorado. 

Uma hortinha é uma opção que, além de beleza e bem-estar, proporciona funcionalidade, já que as ervas podem ser usadas na cozinha.

Nos casos em que há pouco espaço, como nos apartamentos ou casas em que o terreno é todo cimentado, uma opção que vem ganhando popularidade são os jardins verticais. 

Eles são modernos, versáteis, delicados, quase não ocupam espaço e podem ser preenchidos com plantinhas de diversos tipos, como flores, samambaias, suculentas, cactos ou ervas.

Também é possível utilizar vasos de diferentes tamanhos, criando um espaço bem verde e aconchegante. 

Móveis rústicos podem ser utilizados para deixar o ambiente mais confortável. A preferência deve sempre ser de modelos personalizados, com modelos diferentes de puxadores para móveis planejados, entre outros detalhes. 

Quadrinhos e objetos decorativos especiais para área externa complementam a decoração.

Tijolinho à mostra

Especialmente nas áreas externas pequenas, uma das preocupações é como fazer uma decoração personalizada, evitando o aglomerado de itens, principalmente em espaços que não têm cobertura. 

Uma das sugestões é deixar os tijolinhos aparentes, o que combina bastante e dá um toque rústico aos jardins.

A técnica acrescenta estilo e personalidade às construções, principalmente casas, combinando com aquelas que possuem telha para telhado

Os tijolinhos contrastam com as demais paredes, dando um tom industrial e contemporâneo ao imóvel. 

Outra vantagem é o isolamento acústico, que proporciona mais conforto aos ambientes, mesmo sendo externos.

Varanda Gourmet

Nos apartamentos, as sacadas ou varandas podem dar espaço para a criação de ambientes completos e sofisticados, como a varanda gourmet. 

Com uma atmosfera descontraída e intimista, ela costuma contar com envidraçamento, isolando o ambiente do exterior do prédio. 

Por outro lado, a maioria é completamente integrada ao interior dos apartamentos; empresas de esquadrias de alumínio costumam retirar as portas-balcão para ligar sala e varanda gourmet, deixando a passagem livre.

A varanda gourmet, geralmente, conta com churrasqueira, que pode ser elétrica, armários, pia e balcão. Para acomodar os convidados, também pode ter mesas, cadeiras e sofás.

Vale ressaltar que o envidraçamento de sacada é uma alternativa para o aproveitamento do espaço, que não serve apenas para a montagem de uma varanda gourmet e pode receber diferentes tipos de decorações e instalações, como um home theater planejado, por exemplo. 

De uma maneira geral, as vantagens da instalação são:

 

  • Proteção do interior contra a poeira;
  • Proteção contra ventos, chuvas e raios UV;
  • Diminuição da poluição sonora;
  • Maior segurança e privacidade no uso dos espaços;
  • Valorização e embelezamento do imóvel.

Descanso ao ar livre

Os descansos ao ar livre são especiais em qualquer época do ano, e a decoração das áreas externas é uma forma de incentivá-los.

Mais próximo da natureza, com ar puro e boa luminosidade solar, os ambientes externos podem se transformar em refúgios para o descanso ao ar livre. O resultado pode ser bastante positivo até mesmo para a saúde mental de muitas pessoas.

Para isso, a dica é priorizar o conforto na escolha dos móveis e composição dos ambientes. As redes são bons exemplos de peças bonitas e versáteis, ótimas para dormir, descansar, ler um livro ou até servir de assento aos convidados.

Elas podem ser penduradas próximas à parede de tijolos ou ao jardim vertical, funcionando como uma bela composição, com diferentes opções de cores, estampas, tamanhos e modelos.

Uma dica para deixar o espaço ainda mais convidativo é comprar ou fazer plaquinhas com mensagens positivas, que incentivem o relaxamento e o aproveitamento do momento no local.

Manutenções em dia

Para de fato aproveitar toda a funcionalidade, beleza e conforto, é necessário cuidar para que todo o imóvel esteja sempre com as manutenções em dia. 

Até porque, a falta de manutenção pode prejudicar a estética e a funcionalidade dos ambientes externos, arruinando a decoração e deixando os ambientes inutilizados.

A impermeabilização de terraços é fundamental para evitar problemas com infiltrações, desgastes nas construções e até manchas nos ambientes internos. 

O serviço, geralmente, é feito com materiais para o emborrachamento a frio ou impermeabilização líquida, formando uma membrana resistente na superfície do terraço que impede a entrada de água. 

Nos casos em que os terraços são os ambientes externos a serem decorados e aproveitados, isso pode ser feito apenas após os serviços de impermeabilização, que também podem demandar manutenções com o passar do tempo.

Outro cuidado nas áreas externas é com relação aos equipamentos para a climatização. A assistência técnica ar condicionado deve ser acionada de acordo com os fabricantes dos aparelhos. 

Para garantir a vida útil dos equipamentos, além das manutenções e limpezas periódicas, outra medida importante é manter o local ao redor da instalação livre e limpo.

Uma dica bastante importante para a qualidade da decoração é a contratação de profissionais, como arquitetos ou designer de interiores para a realização de projetos, levando em conta as características do local e preferências dos clientes. 

Com conhecimentos específicos da área e das principais tendências, os profissionais podem se mostrar uma peça chave para espaços mais bonitos, estilosos e funcionais.

Além disso, os profissionais conhecem bons técnicos para instalações e manutenções de extrema qualidade, contribuindo para obras mais rápidas e satisfatórias.

Antes de qualquer coisa, uma dica é procurar por referências na internet ou em revistas especializadas em decoração, em busca de ideias que podem ser aplicadas ao ambiente. 

A pesquisa também ajuda o morador a identificar o próprio gosto, e decidir o que ele gostaria que o local tivesse.

Até mesmo os espaços menores podem ganhar uma nova cara e mais usabilidade no dia a dia, principalmente quando os usuários se envolvem no planejamento e execução dos projetos de decoração.

Ao final, os espaços externos podem ser ótimos complementos daquilo que o morador mais sente falta dentro de casa, pois tratam-se de oportunidades para a criação de novos ambientes com melhor aproveitamento. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.