Dicas de decoração para ambientes externos

26 de novembro de 2019 - Por On.TheList

A decoração do ambiente externo de casas e apartamentos nem sempre recebe a atenção que merece. 

A maioria das pessoas direciona atenção e investimentos em decorações para as salas, quartos, cozinhas e banheiros. 

Entretanto, pensar no exterior dos imóveis também é importante e pode ser bastante recompensador.

Quintais e varandas são ótimos refúgios no cotidiano, transmitindo aconchego e conforto aos seus usuários. Paralelamente, áreas de lazer com piscina e churrasqueira fazem a diferença nas reuniões de amigos e familiares.

A decoração externa não é muito diferente da composição dos ambientes internos, já que ambas devem levar em conta as necessidades dos espaços e dos seus usuários, além dos gostos pessoais dos moradores. 

Entretanto, o fato de o espaço ser ao ar livre pode ser um pouco desafiador. Por isso, algumas dicas ajudam a descomplicar as escolhas e compor áreas externas bonitas, cheias de personalidade e funcionalidade.

Mesas, cadeiras, sofás

Ninguém vai querer ficar em um lugar desconfortável, onde não há nem mesmo onde sentar. Por isso é essencial que a área externa conte com mesas e cadeiras convidativas, ou até mesmo sofás.

Os móveis são grandes aliados nos momentos em família ou em reuniões de amigos. Eles facilitam o conforto, ajudam a deixar os convidados à vontade e ajudam a criar uma atmosfera favorável para as reuniões sociais.

Além disso, possibilitam as refeições ao ar livre, uma ótima alternativa para sair da rotina e aproveitar o ambiente externo.

Uma ideia é optar pelos móveis de madeira, que costumam contar com um tratamento especial para resistir às intempéries. 

Já no caso dos estofados, recomenda-se a contratação de um serviço de confecção de sofá sob medida SP. Assim a peça encaixa perfeitamente no local e também é feita com materiais e tratamentos necessários para a resistência desejada.

Em espaços menores, os móveis podem ser substituídos por puffs, futons ou bancos de diversos tipos, que muitas vezes também servem de mesinha de apoio.

A área de lazer é completa quando há piscina e churrasqueira, que devem ser planejadas junto à construção da casa, e contam com opções para todos os tipos de preferências e orçamentos. Nesses casos, a área externa demanda ainda mais a presença de mesas e cadeiras. 

Ao redor da piscina, espreguiçadeiras e poltronas também ajudam a compor o espaço. Assim como os móveis para varanda SP, elas devem ser impermeáveis e resistentes.

Jardins

Outro ponto interessante para uma residência, é a presença de um jardim. O espaço irá agregar eficiência e beleza para o seu ambiente. 

A área verde tem capacidade para acrescentar relaxamento e felicidade na rotina dos moradores, com a possibilidade de conexão diária com a natureza.

Quanto mais espaço disponível, maiores as possibilidades para montar um belo jardim decorado. 

Uma hortinha é uma opção que, além de beleza e bem-estar, proporciona funcionalidade, já que as ervas podem ser usadas na cozinha.

Nos casos em que há pouco espaço, como nos apartamentos ou casas em que o terreno é todo cimentado, uma opção que vem ganhando popularidade são os jardins verticais. 

Eles são modernos, versáteis, delicados, quase não ocupam espaço e podem ser preenchidos com plantinhas de diversos tipos, como flores, samambaias, suculentas, cactos ou ervas.

Também é possível utilizar vasos de diferentes tamanhos, criando um espaço bem verde e aconchegante. 

Móveis rústicos podem ser utilizados para deixar o ambiente mais confortável. A preferência deve sempre ser de modelos personalizados, com modelos diferentes de puxadores para móveis planejados, entre outros detalhes. 

Quadrinhos e objetos decorativos especiais para área externa complementam a decoração.

Tijolinho à mostra

Especialmente nas áreas externas pequenas, uma das preocupações é como fazer uma decoração personalizada, evitando o aglomerado de itens, principalmente em espaços que não têm cobertura. 

Uma das sugestões é deixar os tijolinhos aparentes, o que combina bastante e dá um toque rústico aos jardins.

A técnica acrescenta estilo e personalidade às construções, principalmente casas, combinando com aquelas que possuem telha para telhado

Os tijolinhos contrastam com as demais paredes, dando um tom industrial e contemporâneo ao imóvel. 

Outra vantagem é o isolamento acústico, que proporciona mais conforto aos ambientes, mesmo sendo externos.

Varanda Gourmet

Nos apartamentos, as sacadas ou varandas podem dar espaço para a criação de ambientes completos e sofisticados, como a varanda gourmet. 

Com uma atmosfera descontraída e intimista, ela costuma contar com envidraçamento, isolando o ambiente do exterior do prédio. 

Por outro lado, a maioria é completamente integrada ao interior dos apartamentos; empresas de esquadrias de alumínio costumam retirar as portas-balcão para ligar sala e varanda gourmet, deixando a passagem livre.

A varanda gourmet, geralmente, conta com churrasqueira, que pode ser elétrica, armários, pia e balcão. Para acomodar os convidados, também pode ter mesas, cadeiras e sofás.

Vale ressaltar que o envidraçamento de sacada é uma alternativa para o aproveitamento do espaço, que não serve apenas para a montagem de uma varanda gourmet e pode receber diferentes tipos de decorações e instalações, como um home theater planejado, por exemplo. 

De uma maneira geral, as vantagens da instalação são:

 

  • Proteção do interior contra a poeira;
  • Proteção contra ventos, chuvas e raios UV;
  • Diminuição da poluição sonora;
  • Maior segurança e privacidade no uso dos espaços;
  • Valorização e embelezamento do imóvel.

Descanso ao ar livre

Os descansos ao ar livre são especiais em qualquer época do ano, e a decoração das áreas externas é uma forma de incentivá-los.

Mais próximo da natureza, com ar puro e boa luminosidade solar, os ambientes externos podem se transformar em refúgios para o descanso ao ar livre. O resultado pode ser bastante positivo até mesmo para a saúde mental de muitas pessoas.

Para isso, a dica é priorizar o conforto na escolha dos móveis e composição dos ambientes. As redes são bons exemplos de peças bonitas e versáteis, ótimas para dormir, descansar, ler um livro ou até servir de assento aos convidados.

Elas podem ser penduradas próximas à parede de tijolos ou ao jardim vertical, funcionando como uma bela composição, com diferentes opções de cores, estampas, tamanhos e modelos.

Uma dica para deixar o espaço ainda mais convidativo é comprar ou fazer plaquinhas com mensagens positivas, que incentivem o relaxamento e o aproveitamento do momento no local.

Manutenções em dia

Para de fato aproveitar toda a funcionalidade, beleza e conforto, é necessário cuidar para que todo o imóvel esteja sempre com as manutenções em dia. 

Até porque, a falta de manutenção pode prejudicar a estética e a funcionalidade dos ambientes externos, arruinando a decoração e deixando os ambientes inutilizados.

A impermeabilização de terraços é fundamental para evitar problemas com infiltrações, desgastes nas construções e até manchas nos ambientes internos. 

O serviço, geralmente, é feito com materiais para o emborrachamento a frio ou impermeabilização líquida, formando uma membrana resistente na superfície do terraço que impede a entrada de água. 

Nos casos em que os terraços são os ambientes externos a serem decorados e aproveitados, isso pode ser feito apenas após os serviços de impermeabilização, que também podem demandar manutenções com o passar do tempo.

Outro cuidado nas áreas externas é com relação aos equipamentos para a climatização. A assistência técnica ar condicionado deve ser acionada de acordo com os fabricantes dos aparelhos. 

Para garantir a vida útil dos equipamentos, além das manutenções e limpezas periódicas, outra medida importante é manter o local ao redor da instalação livre e limpo.

Uma dica bastante importante para a qualidade da decoração é a contratação de profissionais, como arquitetos ou designer de interiores para a realização de projetos, levando em conta as características do local e preferências dos clientes. 

Com conhecimentos específicos da área e das principais tendências, os profissionais podem se mostrar uma peça chave para espaços mais bonitos, estilosos e funcionais.

Além disso, os profissionais conhecem bons técnicos para instalações e manutenções de extrema qualidade, contribuindo para obras mais rápidas e satisfatórias.

Antes de qualquer coisa, uma dica é procurar por referências na internet ou em revistas especializadas em decoração, em busca de ideias que podem ser aplicadas ao ambiente. 

A pesquisa também ajuda o morador a identificar o próprio gosto, e decidir o que ele gostaria que o local tivesse.

Até mesmo os espaços menores podem ganhar uma nova cara e mais usabilidade no dia a dia, principalmente quando os usuários se envolvem no planejamento e execução dos projetos de decoração.

Ao final, os espaços externos podem ser ótimos complementos daquilo que o morador mais sente falta dentro de casa, pois tratam-se de oportunidades para a criação de novos ambientes com melhor aproveitamento. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

PKB PKB PKB