Decor

Saiba como misturar o estilo clássico com o estilo moderno

- Por Marcos Slaviero Saiba como misturar o estilo clássico com o estilo moderno

Se você deseja criar uma decoração utilizando o estilo clássico e moderno na sua casa, é preciso aplicar algumas técnicas e conhecimentos que podem auxiliar nessa tarefa.

Isso, porque a ornamentação de um imóvel exige que você pesquise por itens que possam tornar a sua casa mais bonita, ao mesmo tempo em que crie um clima bastante aconchegante para você e sua família.

O estilo clássico é composto por itens que trazem beleza ao espaço, apostando em contornos elegantes e diferenciados, enquanto o ar moderno disponibiliza itens tecnológicos, criando cômodos com um aspecto mais descolado.

A mistura entre esses dois elementos resulta em uma residência totalmente personalizada, fornecendo características capazes de valorizar o imóvel e atender ao gosto dos seus moradores.

Por isso, aproveitando as principais tendências de moda para decoração, você pode se inspirar nas dicas disponibilizadas neste artigo, aplicando-as como desejar dentro da sua casa.

Estilo clássico x estilo moderno

Pode ser que muitos leitores se perguntem se existe harmonia entre a decoração clássica e a moderna, já que a base estrutural delas apresenta diferenças de contornos e características.

E a resposta é: sim! Há uma série de alternativas dentro desse cenário, possibilitando que diferentes elementos clássicos se complementem de modo natural com os elementos modernos.

Até porque, mesmo com pequenas diferenças, os estilos se completam e combinam entre si.

Inclusive, as peças em fibra de vidro, por exemplo, podem ser aplicadas em qualquer um dos estilos, pois são confeccionadas em um tipo de material neutro, que pode ser aplicado nos mais diferentes tipos de decoração.

Desse modo, é possível perceber que outros materiais como a madeira, o aço inox, o ferro e alguns tipos de pedras podem ser utilizados de maneira interessante dentro da decoração da sua casa, criando uma mistura perfeita entre o estilo clássico e o moderno.

Decorando a sua sala de estar

Um dos locais que mais pede atenção para a decoração é a sala de estar. Afinal, esse é o cômodo em que costumamos passar a maior parte do tempo quando estamos em casa, seja para momentos de lazer ou de descanso.

A decoração pode começar já nas paredes. O uso de papel de parede tem sido recorrente, sendo uma alternativa para criar um clima mais clássico. Há também o uso de revestimento 3D, que pode deixar o cômodo com um toque mais moderno.

Além disso, você pode apostar em um sofá com estrutura clássica, cores neutras e com uma estampa mais colonial e apostar no uso de almofadas com tons mais fortes, harmonizando os estilos.

Assim como apostar em quadros com uma moldura trabalhada, ao mesmo tempo em que insere um painel fotográfico personalizado no ambiente.

Tapetes e cortinas também podem ser escolhidas em estilos variados, mas com produtos que ornem entre si. Se a sua cortina possui um tom claro, você pode investir em um tapete escuro, que dá um destaque maior para o piso da sua sala.

Por isso, variar na escolha dos móveis e objetos da sala pode ser interessante para compor um cômodo clássico e moderno ao mesmo tempo.

Dormitórios: apostando na estrutura do local

É possível apostar em um quarto aconchegante e elegante ao mesmo tempo, mesclando o estilo clássico com o moderno.

Mesmo se você possui um piso de madeira no cômodo, e a pintura da sua parede possui tons mais escuros, você pode investir em um rodapé branco no local, destacando-o no ambiente.

Isso, porque o rodapé dá um toque clássico no espaço, de modo que o seu quarto será beneficiado pela beleza do item.

As cores utilizadas na decoração do seu quarto também podem fazer toda a diferença. Até mesmo a estampa dos edredons e lençóis podem ser escolhidas misturando os estilos.

Apostar em tons escuros em paralelo aos claros faz com que um ambiente clássico possa receber ares modernos de maneira prática.

Por isso, uma dica é investir em cortinas blackout com uma cor escura, que vai dar um tom mais moderno, ao mesmo tempo em que o arranjo de cama do seu dormitório possua um toque mais neutro, com bordados ou estampas clássicas.

Assim como é possível investir em uma luminária com um design inovador para compor a estrutura do cômodo, enquanto o estilo clássico se mostra presente no mobiliário do quarto.

Desse modo, o local segue a mesma linha de decoração da casa, criando ambientes harmoniosos e bem ordenados.

Os estilos clássico e moderno dentro da cozinha

Quando você visita diferentes lojas de cozinhas planejadas, é possível notar que elas oferecem variados modelos de decoração, que podem orientar os consumidores na compra de outros itens para o espaço.

Geralmente, quando essas cozinhas demonstrativas são vistas na loja, elas apresentam características de vários estilos, que incluem itens como:

  • Bancadas;
  • Armários;
  • Prateleiras;
  • Eletrodomésticos;
  • Entre outros itens.

Mas, você pode optar pelos modelos que mais se aproximam do estilo que você deseja para a sua casa, escolhendo entre móveis de diferentes coleções.

Uma bancada inox cozinha industrial, por exemplo, pode ser bastante interessante na composição do estilo moderno, ornamentando de modo prático com eletrodomésticos do mesmo material.

As peças de inox podem ser escolhidas entre os modelos lisos e escovados e, mesmo com detalhes desse gênero, são perfeitamente compatíveis com uma decoração clássica.

Por isso, se você quer misturar os estilos também na cozinha da sua residência, é possível escolher o mobiliário do local com a estrutura discreta, que traz leveza ao ambiente, enquanto os produtos em aço inox podem promover um toque moderno.

Os armários de madeira são bons exemplos de um mobiliário clássico que, além de elegantes, podem ser utilizados de maneira irrestrita dentro da decoração de uma cozinha.

Desse modo, é possível verificar que a mistura de estilo clássico e moderno pode ser aplicada em todos os cômodos da sua casa, valorizando a decoração do imóvel como um todo.

Outros elementos decorativos

Há outros elementos de aspecto fundamental dentro da sua casa que podem ser beneficiados com a escolha dos estilos abordados neste artigo.

Se você possui escadas no seu imóvel, esse é um dos exemplos mais comuns.

Mesmo que muitas pessoas não invistam nos itens da escada, ela pode ser valorizada de maneira interessante na escolha do corrimão, revestimento dos degraus e em outros tipos de proteção.

A escolha do corrimão, por exemplo, pode ser feita em diferentes materiais e características. 

Há os modelos em madeira, ferro, aço e até vidro. Por isso, você deve optar por aquele que vai combinar de maneira harmônica no ambiente.

Os degraus podem ser revestidos de pedra, tendo o granito e o mármore como exemplos comuns. A madeira também é um dos materiais mais utilizados, pois a sua aparência versátil permite diferentes tipos de decoração.

Um guarda corpo de vidro para sacada ou para escada, por exemplo, pode criar um estilo clássico e moderno ao mesmo tempo, já que a estrutura que fixa o vidro do item pode ser de aço inox, recomendado também para áreas externas.

Levando em consideração a área externa de um imóvel, você também pode investir em elementos que agregam na beleza da decoração, optando por itens personalizados para garagens, jardins e quintais.

Nesse sentido, escolher um modelo de portão específico para a sua casa faz toda a diferença. Isso, porque há diferentes possibilidades, com elementos como madeira e ferro na estrutura que podem conferir ao seu imóvel uma decoração personalizada.

Até o telhado pode ser beneficiado nesse caso, já que é possível encontrar telha esmaltada preço, que acrescenta um leve brilho ao local. Assim, a aparência externa da sua casa ganha um ar moderno, diferenciando-a entre os imóveis da vizinhança.

Se você possui uma área ao ar livre que comporta outros elementos, pode apostar na escolha de pontos de relaxamento confeccionados com produtos mais resistentes, mas que possuam uma estrutura trabalhada.

Até uma mesa no seu quintal pode apresentar características clássicas ou modernas, de modo que você deve escolher uma opção que atenda à sua necessidade, ao mesmo tempo em que ofereça maior beleza para a sua casa.

Decoração e valorização dos ambientes

A decoração de um imóvel é bastante importante, por vários motivos. Entre eles, podemos elencar:

  • A valorização do imóvel;
  • A beleza estética dos cômodos;
  • O conforto oferecido;
  • O clima proporcionado.

Por isso, você deve se empenhar na escolha de bons elementos para compor a decoração dos cômodos da sua casa, visando não apenas a aparência do local, mas também os motivos mencionados acima.

Isso, porque a ornamentação da sua casa pode ser um fator importante na valorização do seu imóvel, fazendo com que ele possua uma estrutura bonita e completa.

Sendo assim, ao optar por misturar o estilo clássico com o moderno, você deve apostar em elementos que tragam maior personalidade aos cômodos, garantindo uma residência muito mais bonita e confortável.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.