Decor

Ambientes para ajudar a cumprir resoluções de ano novo

- Por Marcos Slaviero Ambientes para ajudar a cumprir resoluções de ano novo

Segundo o horóscopo chinês, o ano de 2020 promete ser o ano de realizações. Chegou a hora de colher frutos e desbravar novos horizontes. Seja aprender novos idiomas, realizar aquela viagem ou trocar de estilo de vida, o importante é tirar o sonho do papel e torná-lo realidade. Ambientes inspiradores, em casa ou no trabalho, podem ajudar a colocar bons hábitos em prática, a relaxar para colocar a cabeça em ordem e as mudanças necessárias em prática. Confira esses ambientes inspiradores para um 2020 de resoluções cumpridas. 

Trabalhar em casa

Para quem pretende fazer home office em 2020 para ter mais tempo para realizar as tarefas de casa e abandonar a hora do rush no carro, um ambiente reservado para isso é fundamental. Trabalhar em casa é possível reduzir os índices de estresse, controlar a qualidade da alimentação e praticar exercícios físicos. Com disciplina também pode contribuir para o aumento da motivação e para a melhora da produtividade. Ter uma canto da casa voltado especialmente para isso é fundamental. Nesse ambiente, projetado pela arquiteta Daniela Barranco, a organização e a boa iluminação garantem o espaço ideal para executar as tarefas diárias.

Projeto Daniela Barranco | Foto: Gerson Lima

 

Meditar 

Existem comprovações científicas sobre os benefícios da meditação. A prática é um exercício de foco e concentração que promove relaxamento físico e equilibra o psicológico. Redução do estresse e da ansiedade, fortalecimento do sistema nervoso e imunológico, melhora da memória e da autoestima, além do aumento da capacidade de concentração são apenas algumas das vantagens que têm feito a meditação ser protagonista em listas de resoluções ano após ano. Para meditar, nada melhor do que um espaço tranquilo e agradável, no qual seja fácil de conectar com seu eu interior, certo? Pensando nisso, na área externa desse apartamento a arquiteta Alessandra Gandolfi criou um espaço de relaxamento e conexão com a natureza.

 

Projeto Alessandra Gandolfi | Crédito: Marcelo Stammer

 

Ler mais 

Separou uma lista de livros para ler em 2019, mas não conseguiu? Desenvolver o hábito da leitura pode render excelentes frutos. Ler melhora o funcionamento do cérebro, estimula a criatividade, incita o senso crítico e provoca empatia. Um espaço reservado para a hora da leitura ajuda na concentração e facilita a absorção de conteúdo. O projeto do Studio Boscardin.Corsi prova que é possível ter um ambiente relaxante, confortável e com muito estilo!

 

Projeto Studio Boscardin.Corsi | Foto: Eduardo Macarios

 

Fazer exercícios 

Que tal aproveitar o ano novo para emplacar aquele projeto fitness? Levar uma vida mais saudável, com práticas regulares de exercícios, pode trazer bem-estar físico e mental, além de contribuir para o melhor funcionamento do coração, da circulação, da respiração e até dos hormônios. Ter uma academia em casa pode ajudar (e muito) nesse processo. No projeto dessa residência, desenvolvido pela arquiteta Andréa Benthien, a sala de exercícios chega como uma forma de incentivar os moradores a melhorarem sua qualidade de vida sem a necessidade de sair de casa.

Projeto Andréa Benthien | Foto: R.R.Rufino

 

Aprender a cozinhar 

Outra resolução bastante comum é a de aprender a cozinhar. Fazer receitas que encantem amigos e familiares é um desejo que está no topo da lista de diversas pessoas. Envolver com aromas, cores, sabores e texturas pode ser desafiador, mas, com a dedicação e os cuidados certos, os resultados podem ser surpreendentes. Mesmo em espaços menores, como é o caso dessa cozinha projetada pela arquiteta Amanda Mello para um estúdio, é possível preparar pratos dignos de um chef. O importante é que o cômodo esteja bem equipado.

Projeto Amanda Mello | Foto: Marcelo Stammer

 

Dormir mais 

Para cumprir metas precisamos de disposição. Por isso, organizar uma rotina de sono é muito importante. Quando mente e corpo descansam, garantimos a liberação de importantes hormônios que controlam o metabolismo. Ao projetar esse quarto, a arquiteta Bruna Souza, do BE.Studio, priorizou por acabamentos que conferem mais sensação de bem-estar e aconchego. A escolha das cores auxilia na preparação para o descanso transmitindo tranquilidade.

 

Projeto BE.Studio | Foto: Marcelo Stammer