Decor

Loft em Nova York ganha reforma para abrigar coleção de arte

- Por On.TheList Loft em Nova York ganha reforma para abrigar coleção de arte

O designer de interiores Rodney Lawrence assina a reforma do loft de 325m² localizado em Manhattan, Nova York, mais precisamente no bairro Tribeca.

O projeto foi pensado para abrigar a coleção de arte do jovem profissional, mas mantendo características como a atmosfera despojada e a amplitude dos espaços. O décor foi norteado pela paleta de cores e acabamentos inspirados nos opium dens da China antiga para fugir do ar de white box, estéril, dos acabamentos entregues pela construtora. As texturas e tecidos foram pensados para criar um ambiente acolhedor e que ao mesmo tempo desse destaque para a coleção de arte do morador, distribuída estrategicamente pela área social.

Poucas foram as alterações na arquitetura: a troca de todas as portas por modelos mais altos, para que ficassem proporcionais ao pé direito ou um novo acabamento no piso de madeira, que foi escurecido para dar destaque às peças de decoração e arte.

Integração é a palavra-chave no conceito do projeto. Toda a área social e cozinha formam um grande ambiente de estar que é conectado à área dos quartos, mais reservada, pela sala íntima (que é também onde fica a TV) que por sua vez é separada do living por uma porta, garantindo privacidade quando necessário.

Como as janelas da área social são todas de um lado só, característica dos lofts da região, o profissional optou por cortinas leves para filtrar a luz do sol, mas ainda assim, garantir que todo o espaço recebesse iluminação natural suficiente.

No quarto infantil, destaque para a escultura de parede que foi desenvolvida (e instalada) pelo escritório, a partir de uma escultura modular da Vitra com borboletas de origami.

Na suíte principal, o tom sóbrio das paredes contrasta com a cabeceira e mesa de trabalho em jacarandá maciço, feitas sob medida para o espaço. A iluminação também recebeu atenção especial com diferentes pontos de luz espalhados pelo ambiente para criar uma atmosfera intimista e relaxante. Destaque para a luz de cabeceira de cristal lapidado à mão de Robert Kuo; luminária de mesa em Neon (Lindsey Adelman) e prateleiras de vidro ultra-clear com iluminação embutida.

 

Crédito das imagens: Marili Forastieri