Cult

Museus recebem mais visitas online durante pandemia

- Por On.TheList Museus recebem mais visitas online durante pandemia

A pandemia nos obrigou a ter novos hábitos e também a procurar entretenimento de qualidade sem sair de casa. Já fizemos vários posts, desde o início da pandemia, com dicas de museus e outros programas culturais para fazer do computador ou smartphone.

A visita virtual aos museus é uma realidade. O Oscar Niemeyer (MON), um dos mais tradicionais de Curitiba, teve um aumento de 1.200% nas visitas online entre março e abril deste ano, em comparação com o mesmo período em 2019.

Não dá para negar que é muito legal saber que podemos viajar com a internet sem sair do sofá e visitar museus incríveis e distantes, como o Louvre em Paris. Para quem quer conhecer novos lugares e períodos da história, o Museu Van Gogh e a Casa de Anne Frank, localizados em Amsterdã, na Holanda, são ótimas opções que disponibilizaram visitas online gratuitas, por meio da plataforma Google Arts & Culture.  Para facilitar o acesso a esses e outros museus holandeses e brasileiros neste período de isolamento, a Associação Cultural Brasil Holanda (ACBH) separou alguns links que permitem o tour virtual.

Famosa pelo diário escrito durante a Segunda Guerra Mundial, a história de Anne Frank é contada e vivenciada na casa onde ela e a família se esconderam, entre 1942 e 1944. Os relatos marcantes da jovem judia e os detalhes vividos por ela durante o nazismo fazem parte do acervo disponível no museu que recebe mais de 1 milhão de pessoas por ano. 

Fundado em junho de 1973, o Museu Van Gogh também é considerado um dos principais pontos turísticos de Amsterdã. O pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890), um dos maiores artistas da pintura pós-impressionista, é autor de quadros famosos, como A Noite Estrelada (1889) e O Quarto (1888). 

A casa de Anne Frank em Amsterda Créditos: Anne Frank House / Cris Toala Olivares

Museu Van Gogh Créditos: Van Gogh Museum Amsterdam / Jan Kees Steenman

A lista completa dos museus selecionados pela ACBH está disponível no site www.acbh.com.br/noticias/tour-virtual/