A chef Kika Marder viu uma transformação na carreira acontecer diante da pandemia. Fechou seu tradicional bistrô, o Sel et Sucre, e agora investe em sua marca pessoal, a Kika Marder Gastronomia. “Estar diariamente na cozinha da minha casa, cozinhar com os meus filhos e compartilhar as minhas receitas domésticas com meus seguidores no Instagram me ajudaram a revisitar o passado para planejar o meu futuro. Tem sido uma experiência muito boa, que me aproximou de mim mesma, da minha família, dos meus amigos e dos meus clientes”, revela.
A Kika Marder Gastronomia traduz toda a essência da chef, expressando sua elegância pessoal, sua delicadeza, seu amor pela culinária, seu cuidado com a seleção dos ingredientes, sua criatividade na preparação de novas receitas, sua atenção aos detalhes e seu conhecimento técnico. “Ficou a minha cara”, comemorou ela quando aprovou o projeto de branding criado pela NQM Comunicação.
Um K maiúsculo, com um ramo de alecrim sobreposto, é o símbolo da nova marca, que ganhou “cores de comida”. A paleta foi inspirada nos ingredientes usados diariamente por ela, como alho, cebola roxa, berinjela, cereja, vinho, temperos secos - açafrão, cardamomo, curry e outros – e temperos frescos, especialmente o alecrim, o tomilho e o basílico, sempre presentes em suas receitas.
Para expressar o jeito da Kika cuidar da sua família, dos seus amigos e dos seus clientes à mesa, seus produtos e serviços (atuais e futuros) ganharam uma nomenclatura mais próxima, aconchegante e carinhosa. A linha “Bons Momentos” reúne todos os produtos frescos do cardápio take away, que apresenta uma sugestão nova a cada semana. A linha “Sem Segredo” apresenta os produtos congelados da chef, práticos e que dispensam qualquer elaboração especial em casa. A linha “Feito Pra Você” traz o cardápio especial de encomendas dos pratos mais clássicos da chef, que são montados cuidadosamente nas louças e travessas dos próprios clientes ou em embalagens descartáveis para serem servidos à mesa com exclusividade. “Temos outras duas novas linhas de produtos e serviço, mas não posso contar ainda. Em breve, teremos boas novidades”, adianta Kika, sem dar spoiler.
Quem acompanha a trajetória da chef lembra que, originalmente, o Sel et Sucre abriu as portas para ser uma boutique gastronômica. As pessoas iam lá para comprar os produtos da Kika e levar para casa. Nos últimos meses, essa dinâmica voltou forte e repaginada. Kika investiu nos pratos frescos, embalados à vácuo, e lançou o serviço de take away, com a opção de entrega em casa. “Foi o que me ajudou a manter a minha equipe de cozinha que me acompanha ao longo de todos esses anos”, conta.
Frescos, congelados ou feitos sob medida, o alimento é essencial à vida e quem conseguiu manter sua produção e implementou sistemas de entrega, sobreviveu no mercado gastronômico. “Não foi fácil, mas estamos prontos para continuar em frente e ampliar a nossa presença dentro das casas das pessoas”, destaca Kika.
A cozinha comercial da chef Kika continua funcionando por mais algum tempo no tradicional endereço da Alameda Presidente Taunay. Mas as reformas na sua nova cozinha já começaram, onde funcionará sua futura loja. O local ainda não foi divulgado pela chef.