Decor

Guia de decoração para apartamentos pequenos

- Por On.TheList Guia de decoração para apartamentos pequenos

Há tempos que criar uma bela decoração deixou de ser privilégio de quem possui imóveis maiores. Uma vez que os apartamentos à venda de tamanhos menores conquistaram seu espaço e dominam diversas áreas nas cidades, sobretudo em famílias pequenas, a decoração avançou na mesma velocidade para atender a esse público.

Com os cuidados necessários e as melhores dicas de decoração para apartamentos pequenos, os moradores alinham conforto e praticidade aos traços de uma decoração bem planejada.

Para acertar na decoração de apartamentos pequenos sem perder o seu estilo, leia o guia com as melhores dicas para valorizar o espaço, sem abrir mão do merecido conforto.

1.    Comece pela neutralidade das paredes

Guarde esta informação: paredes de cores neutras, com tons de branco, verde ou cinza clarinhos abrem possibilidades para uma decoração com peças de cores vibrantes. Caso todas as paredes sejam pintadas de cores fortes, o ambiente ficará carregado, portanto, somente uma das paredes é que pode receber uma cor escura – destacando um cômodo.

Para quem curte quadros de cores marcantes, a neutralidade das paredes, assim como dos tapetes de fibra natural, deve ser o início de uma decoração bonita e aconchegante.

2.    Escolha uma paleta de cores estável

Olha só, do mesmo modo da neutralidade das paredes, escolha uma paleta que reúna no máximo quatro cores, afinal, com o espaço reduzido, viajar demais nas cores não colabora para um ambiente gostoso.

Dentro das quatro cores, use e abuse dos tons em móveis e outros elementos decorativos. Essa pegada é capaz de criar um aspecto de extensão aos ambientes. 

3.    Verticalize e flexibilize

Ao invés de vários móveis pequenos, pense em um armário grande para armazenar diversos objetos de uma só vez. Ele servirá para guardar livros, documentos, bebidas, cristais e outras peças.

Móveis mais altos e papel de parede com listras verticais elevam o espaço a um novo patamar aos nossos olhos.

4.    Prefira móveis multifuncionais

Usar móveis que oferecem diferentes funções é uma maneira inteligente de aproveitar os espaços. O apartamento fica organizado e a circulação das pessoas é feita confortavelmente. Se liga nos exemplos:

  • Painel de TV: serve para armazenar objetos e dividir dois ambientes;
  • Mesinhas de centro com gavetas: decoram o ambiente e recebem vários objetos que não ficam à mostra;
  • Camas armários: contam com gavetas embaixo delas, aproveitando melhor os espaços – pode deixar até seus livros;
  • Mesa de escritório com prateleiras: perfeita para o home office, reserva espaços para guardar diferentes objetos;
  • Aparador na cozinha: para quem mora sozinho ou em casal, um pequeno aparador serve como mesa para as refeições, substituindo a tradicional mesa de jantar;
  • Sapateira multiuso: para deixar os sapatos e outros objetos na entrada do apartamento, além de peças decorativas na parte superior;
  • Beliche com escrivaninha: duas camas, nichos e prateleiras na lateral para um móvel multifuncional, juntamente com uma prateleira dobrável que serve para apoiar o notebook.

Existem ainda outros tantos móveis multifuncionais para a decoração de apartamentos pequenos. Quem agradece a praticidade são os moradores do imóvel.

5.    Lembre-se dos espelhos

Peças-chave na decoração de apartamentos pequenos, os espelhos estão sempre em alta. Lisos ou com cortes especiais, a beleza das peças contempla os espaços com a sensação de amplitude.

Para cômodos com poucas janelas eles são capazes de refletir a incidência de luz, resultando em ambientes claros.

6.    Instale cortinas altas

Acima da janela e o mais próximo do teto possível. Dessa maneira, as cortinas colaboram para que o apartamento pequeno pareça ter o pé direito maior.

Escolha cortinas de cores neutras, afinal, como são peças grandes, não podem roubar toda a atenção para elas.

7.    Priorize o essencial

Sabemos que nem sempre é fácil desapegar de algumas coisas que nos acompanham há tempos. No entanto, em um apartamento pequeno, acumular coisas e encher os móveis de objetos que não são mais usados carrega o ambiente e deixa tudo menos funcional.

Faça uma revisão dentro de casa, desapegando do que não lhe fará falta. Os moradores ganharão bastante em conforto e praticidade.

 

Seguir o guia de decoração para apartamentos pequenos é a solução perfeita para conquistar o melhor ambiente. Praticidade, comodidade, conforto e beleza podem (e devem) estar juntinhos no imóvel. Pratique o nosso guia!

 

Gostou do artigo? Compartilhe com os seus contatos que precisam decorar um apartamento pequeno.