Em um nicho onde muitos arquitetos buscam a previsibilidade dos materiais inertes, o arquiteto Maurício Melara escolhe o incerto. E como resultado de sua ousadia, seus projetos únicos evoluem com o tempo. No próximo dia 09 de abril, sábado, os apaixonados por arquitetura poderão garantir um novo título para sua coleção de referências: o livro “A Arquitetura de Maurício Melara”, obra explorada em 304 páginas, será apresentada ao público na Biblioteca Pública do Paraná.
Em publicação produzida pela editora Zeta, o arquiteto resume os desafios de realizar uma arquitetura mais limpa e coerente, porém sem perder a brincadeira com as formas e sem se livrar de todos os excessos. A seleção primorosa, constituída em sua maioria por residências, encanta página após página com fachadas esculturais, além de valorizar desenhos a mão de autoria de Melara.
Arquitetura original
Ousado, desde sempre seu traço o levou a uma arquitetura marcante e original facilmente identificada. A experimentação de acabamentos é uma marca do seu trabalho pautado por sólida trajetória de 27 anos. Melara mistura concreto, aço cortén e madeira sem medo da ação do tempo.
“Acredito que a qualidade de uma edificação está no estudo profundo da luminosidade, das transparências, da integração dos ambientes e no emprego de texturas e cores. Paisagismo, volumetria equilibrada, integração do entorno e sustentabilidade formam a minha equação ideal de trabalho”, explica o arquiteto.
foto Celso Pillati
Escritório na capa
Entre os projetos comerciais que prometem fisgar a atenção do público em seu livro de estreia, ênfase para o escritório premiado do próprio arquiteto, que ganha destaque na capa do livro. “Nosso projeto testou todos os limites da ocupação do terreno de 280 metros quadrados. Nele empreguei elementos industrializados e reaproveitamento de materiais. No entanto, sem sombra de dúvidas, a parte mais interessante do endereço é a estrutura metálica - suspensa a sete metros de altura - sobre pilotis, referência arquitetônica modernista herdada pela arquitetura contemporânea”, constata Melara. O projeto valeu o primeiro lugar ao escritório no Prêmio ABCEM 2019, concedido pela Associação Brasileira da Construção Metálica.
O livro “A Arquitetura de Maurício Melara” (R$ 300,00) estará disponível para venda a partir de 9 de abril nas lojas físicas da Livraria da Vila e Livrarias Curitiba, além das principais plataformas online: zetaeditora.com.br // amazon.com.br // submarino.com.br // americanas.com.br // mercadolivre.com.br
Serviço:
Lançamento do livro “A Arquitetura de Maurício Melara”
Data: 09 de abril
Local: Biblioteca Pública do Paraná
Sessão de autógrafos: das 9h30 às 12h45