Fitness

Dicas simples para praticar corrida de forma saudável

- Por Maria Amin Dicas simples para praticar corrida de forma saudável

Correr é uma das atividades físicas aeróbicas mais populares do mundo e traz inúmeros benefícios para a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Mas é preciso tomar alguns cuidados básicos para garantir que essa atividade seja segura e saudável. O médico cooperado da Unimed Curitiba, especialista em medicina do esporte, Marcelo Leitão, fala sobre os principais cuidados que os corredores, independentemente do nível de experiência, devem ter para a prática da corrida.

De acordo com o especialista, o maior beneficiado dessa prática é o aparelho cardiovascular. “A corrida promove condicionamento cardiorrespiratório, melhora a circulação, reduz índices de triglicerídeos e colesterol, entre outros. É uma ótima forma de prevenir doenças como hipertensão, diabetes, intolerância à glicose e doenças neurológicas como Alzheimer”, completa.

Confira as dicas:

  • Saiba qual a sua condição de saúde

É interessante que o praticante tenha uma boa percepção da sua condição de saúde antes de iniciar a prática da corrida. Se tiver dúvidas, procure um especialista para uma avaliação geral.

  • Aquecimento e alongamento

O aquecimento é uma parte fundamental de qualquer atividade física, incluindo a corrida. Antes de começar a correr, é importante fazer um aquecimento adequado para preparar o corpo para o esforço físico. Isso pode incluir caminhar, fazer alguns exercícios de mobilidade articular e movimentos leves de corrida. É importante fazer alongamento para evitar lesões musculares.

  • Hidratação e alimentação

A hidratação e a alimentação são fundamentais para quem quer praticar corrida, independentemente do nível de experiência. É importante beber água antes, durante e após a corrida para evitar a desidratação, que pode prejudicar o desempenho e a saúde. Respeite a sua sede para manter-se hidratado. Além disso, é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, com carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis, para fornecer energia para o exercício físico e ajudar na recuperação.

  • Vai participar de uma corrida de rua? Não se preocupe com a sua colocação!

A primeira corrida e/ ou prova vai ajudar a ganhar experiência, ver seu limite e até mesmo seu condicionamento, seu conforto com roupas, calçado, clima e assessórios. Portanto, não se preocupe com a sua colocação. O objetivo da 1ª corrida é terminá-la. Assim, poderá decidir se quer permanecer na modalidade, se aperfeiçoar e continuar participando de provas ou se a corrida fará parte do seu dia a dia como atividade física de rotina.

 

A 17ª edição da Corrida Noturna Unimed Curitiba acontece dia 15 de abril com percursos de 5 e 10 km em uma arena montada no ParkShoppingBarigüi. Com um pouco de dedicação e cuidado, a corrida pode se tornar um hábito prazeroso e saudável em sua rotina. Então, coloque seus tênis, encontre seu ritmo e comece a desfrutar dos benefícios da corrida hoje mesmo!